O Congresso faz parte da sua história  
 
Apresentação
Seguro-desemprego
Código de defesa do consumidor
Código de trânsito brasileiro
Lei Maria da Penha
Ampliação da licença-maternidade
Direito dos trabalhadores domésticos
Releases
Downloads
 
 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

 
 

Mudou para você, mudou para o Brasil

Como as leis aprovadas pelo Poder Legislativo afetam a vida do brasileiro? O avanço no aparato legal com o atendimento de demandas sociais é percebido pela população? Para o cidadão, há relação entre o processo legislativo e os avanços da nossa sociedade?

A campanha O CONGRESSO FAZ PARTE DA SUA HISTÓRIA responde parcialmente a muitas das questões que envolvem a relação do Parlamento com o cidadão. O relato de pessoas que foram diretamente beneficiadas com leis aprovadas pelo Congresso sustenta o tema da campanha, assim como o slogan “mudou para você, mudou para o Brasil”.

Em termos quantitativos, mensurar o grau de adesão e de percepção do público quanto à atuação parlamentar é recorrente desafio para diferentes áreas das ciências política e social. Predomina nos resultados a desconfiança do cidadão nas instituições, fenômeno global do qual não escapam os parlamentos, nem outras instituições representativas. Apesar da corrosão na credibilidade da atividade política, pesquisas demonstram que os brasileiros defendem a democracia como a mais adequada forma de governo.

A campanha é um esforço institucional que objetiva contribuir na elucidação deste aparente paradoxo. Há de fato, coletivamente, níveis consideráveis de insatisfação. Mas, individualmente, é possível constatar o reconhecimento do cidadão à ação reguladora do Estado por meio do Congresso Nacional, assim como do resultado, positivo e concreto, na história de cada um.

Ao zelar pelo fortalecimento institucional da Casa, cumpre o Congresso Nacional, por meio desta campanha, uma das relevantes atribuições constitucionais que lhe cabe. Ineditamente, a voz ao cidadão torna real o verdadeiro valor da democracia.

Secretaria Especial de Comunicação Social | Senado Federal