Exposição enfoca construção de Brasília sob a ótica do Poder Legislativo



Exposição Senado Federal: 50 Anos de Brasília


Rever a construção de Brasília sob a ótica do Poder Legislativo: este é o mote da exposição Senado Federal: 50 Anos de Brasília, que estará aberta ao público entre os dias 14 e 29 de abril, no Salão Negro do Congresso Nacional, das 9h30 às 17h.

Fotos de Mário Fontenelle, textos de Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto e André Malraux, além de documentos de grande valor histórico como o projeto de lei que determinou a mudança da capital para o planalto central em 29 de novembro de 1919, alguns inéditos. Essas e outras raridades fazem da exposição cujo curador é Marcos Magalhães, consultor legislativo do Senado. Na exposição, a história de Brasília é recontada com fotos produzidas entre 1956 e 1964, que hoje integram o acervo do Senado e do Arquivo Público do Distrito Federal.

Em destaque, figura o Palácio do Congresso Nacional, um dos ícones da capital da República. Do ponto de vista urbanístico, é um marco da arquitetura moderna. As obras de construção do prédio tiveram início em janeiro de 1958, seis meses antes daquelas que originaram o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal.



voltar

Realização:

SECS