Marisa Serrano: Brasília impulsionou desenvolvimento econômico e social do país




Ao celebrar o cinquentenário de Brasília, a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) afirmou em Plenário que, apesar da crise política vivida pelo governo do Distrito Federal, Brasília continuará sendo o centro irradiador do desenvolvimento econômico e social do país.

 

- É inquestionável que a construção de Brasília mudou a fisionomia de todo o Centro-Oeste e, sem exagerar, podemos dizer que de todo o vasto interior brasileiro - destacou.

 

Marisa Serrano recordou que desde sua concepção a transferência da capital para o centro do país tinha como principal objetivo promover o desenvolvimento da região. Para Marisa Serrano, Juscelino Kubitschek estava certo ao dizer que "Brasília não é resultado de improvisação, mas de amadurecimento". A senadora credita "à fé, ao arrojo e a capacidade realizadora" do então presidente a construção de Brasília, mesmo tendo ela sido prevista desde a Constituição de 1824, pelo Patriarca da Independência José Bonifácio de Andrada e Silva.

 

Para fundamentar ainda mais seu argumento de que JK obteve seu intento de desenvolver o "país interiorano e atrasado" que se contrapunha no século 20 ao "país litorâneo desenvolvido", a senadora citou inúmeras cidades que se desenvolveram no rastro da construção de Brasília. Em Goiás, ela listou Catalão e Anápolis; em Mato Grosso do Sul, a capital Campo Grande, mais Dourados, Corumbá e Três Lagoas; e em Mato Grosso, Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.

 

Tiradentes

 

A senadora recordou ainda o "Mártir da Independência", único inconfidente a morrer em nome da liberdade, a partir de Ouro Preto (MG), lançou a "semente da esperança": 'Se todos quiserem, poderemos fazer do Brasil uma grande nação'. Para a senadora, Tiradentes ficou associado à ânsia de liberdade e ao direito de um povo de definir o seu destino.


voltar

Realização:

SECS