'Parabéns, Brasília!', saúda Mão Santa em nome do Senado Federal




Na presidência da sessão deliberativa desta terça-feira (13), o senador Mão Santa (PSC-PI) leu mensagem, em nome do Senado Federal, para homenagear o Dia de Tiradentes e o aniversário de 50 anos de Brasília. Ambas as datas serão comemoradas no dia 21 de abril. O senador lembrou também que foi nessa data, em 1985, que o presidente eleito Tancredo Neves morreu sem tomar posse.

 

Lendo a mensagem, Mão Santa recordou que Joaquim José da Silva Xavier, o famoso Tiradentes, é o patrono cívico do Brasil, por ter contestado a autoridade da Coroa Portuguesa, lançando as bases para a constituição do Estado Republicano.

 

- Exemplo de abnegação, idealismo e destemor, Tiradentes continua vivo na memória de todos os brasileiros e seu nome ficará perpetuamente inscrito no Panteão da Pátria e da Liberdade, localizado em Brasília, nossa capital - declarou.

 

Já sobre o cinquentenário da "capital da esperança", Mão Santa afirmou que Brasília nasceu da "obstinação e coragem" do então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, "da genialidade" do arquiteto Oscar Niemeyer e do urbanista Lúcio Costa, da "dedicação e firmeza de propósitos" do administrador Israel Pinheiro, além da força dos milhares de operários vindos de todos os cantos do país para ajudarem na construção na nova capital, os chamados candangos.

 

Mão Santa registrou ainda que Brasília é atualmente uma verdadeira metrópole, reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural da Humanidade.

 

- Brasília não é apenas o concreto armado e o arrojo de sua arquitetura; não é apenas a Catedral, os Palácios e as amplas avenidas. Brasília é vida; é a vida de todos os brasilienses, os que aqui nasceram e os que para cá vieram com o objetivo de tentar uma vida melhor. É diante desse povo que o Senado da República se curva neste momento e rende suas homenagens. Povo honesto e trabalhador que, com seu suor e seu esforço, vem construindo a história de Brasília nesses 50 anos! Parabéns, Brasília! - concluiu Mão Santa.



voltar

Realização:

SECS