Mais Acessados


Ouça Novamente

Relatório ONU

Brasil saiu do mapa da fome produzido pela ONU

Reportagem Especial

Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência - 1ª parte

Reportagem Especial

Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência - 2ª parte


:. voltar

19/06/2012 - 18:21 - 02'08'' - Mercosul

Representação brasileira debate crise comercial entre Brasil e Argentina

Imagem do áudio

LOC: A CRISE COMERCIAL ENTRE A ARGENTINA E O BRASIL FOI DEBATIDA NA REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA NO PARLAMENTO DO MERCOSUL.

LOC: UM PONTO EM COMUM DE AUTORIDADES BRASILEIRAS E ARGENTINAS FOI A DEFESA DO FORTALECIMENTO DO MERCOSUL. REPÓRTER LARISSA BORTONI.

(Repórter) Dois parlamentares argentinos vieram ao Brasil para ouvir de colegas brasileiros as dificuldades enfrentadas por empresários, especialmente de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, na exportação de produtos para a Argentina, em função das barreiras comerciais impostas por aquele país. A senadora argentina Laura Gisela Monteiro reforçou que a crise econômica mundial deixou reflexos importantes na nação vizinha, mas lembrou que o Brasil é um grande parceiro. Defendeu um trabalho em conjunto para superar as dificuldades e que os países membros atuem para tornar o Mercosul mais forte.

(Laura Gisela Monteiro) para passar de uma união aduaneira imperfeita a um processo real de integração. Político, econômico, social, cultural, porque creio que todos em definitivo o que queremos é a melhora de cada um dos nossos cidadãos.

(Repórter) O embaixador do Brasil junto ao Mercosul, Ruy Carlos Pereira, assegurou que sem o bloco a crise na economia teria atingido o Brasil de forma mais dura.

(Ruy Carlos Pereira) é preciso notar que desde que o Mercosul foi fundado pelo tratado de Assunção, em 1991, o valor do comércio dentro da nossa construção comunitária se multiplicou por dez vezes, enquanto que o intercâmbio dos países do Mercosul com o mundo cresceu sete vezes.

(Repórter) O presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, o senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, acredita que a saída para o impasse comercial entre Brasil e Argentina passa por políticas de compensação.

(Roberto Requião) Nós hoje tomamos conhecimento do grito lancinante dos representantes de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, onde trabalhadores estão perdendo empregos e tivemos também o mesmo grito do lado argentino com a sua economia em dificuldades. A solução é o aprofundamento do Mercosul, políticas de compensação, de integração.

(Repórter) O senador Roberto Requião defendeu também um projeto comum de desenvolvimento e a abertura das barreiras comerciais entre os dois países.

Larissa Bortoni.


Sintonize a Rádio Senado FM:

Brasília - DF: 91,7 MHz Natal – RN: 106,9 MHz Cuiabá – MT: 102,5 MHz Fortaleza - CE: 103,3 MHz Macapá - AP: 93,9 MHz
Rio Branco - AC: 100,9 MHz Teresina - PI: 104,5 MHz Manaus - AM: 106,9 MHz João Pessoa - PB: 106,5 MHz São Luís - MA: 96,9 MHz

radio@senado.leg.br | (061) 3303 4691

Rádio Senado - Praça dos Três Poderes - Senado Federal - Anexo 2, Bloco B, Brasília DF | CEP 70165-900

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900