Mais Acessados

Fator previdenciário

Presidente da CDH elogia nova fórmula aprovada pela Câmara dos Deputados

Sessão solene

Congresso promulga PEC da Bengala


Ouça Novamente

Relatório ONU

Brasil saiu do mapa da fome produzido pela ONU

Reportagem Especial

Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência - 1ª parte

Reportagem Especial

Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência - 2ª parte


:. voltar

19/06/2012 - 18:21 - 02'08'' - Mercosul

Representação brasileira debate crise comercial entre Brasil e Argentina

Imagem do áudio

LOC: A CRISE COMERCIAL ENTRE A ARGENTINA E O BRASIL FOI DEBATIDA NA REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA NO PARLAMENTO DO MERCOSUL.

LOC: UM PONTO EM COMUM DE AUTORIDADES BRASILEIRAS E ARGENTINAS FOI A DEFESA DO FORTALECIMENTO DO MERCOSUL. REPÓRTER LARISSA BORTONI.

(Repórter) Dois parlamentares argentinos vieram ao Brasil para ouvir de colegas brasileiros as dificuldades enfrentadas por empresários, especialmente de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, na exportação de produtos para a Argentina, em função das barreiras comerciais impostas por aquele país. A senadora argentina Laura Gisela Monteiro reforçou que a crise econômica mundial deixou reflexos importantes na nação vizinha, mas lembrou que o Brasil é um grande parceiro. Defendeu um trabalho em conjunto para superar as dificuldades e que os países membros atuem para tornar o Mercosul mais forte.

(Laura Gisela Monteiro) para passar de uma união aduaneira imperfeita a um processo real de integração. Político, econômico, social, cultural, porque creio que todos em definitivo o que queremos é a melhora de cada um dos nossos cidadãos.

(Repórter) O embaixador do Brasil junto ao Mercosul, Ruy Carlos Pereira, assegurou que sem o bloco a crise na economia teria atingido o Brasil de forma mais dura.

(Ruy Carlos Pereira) é preciso notar que desde que o Mercosul foi fundado pelo tratado de Assunção, em 1991, o valor do comércio dentro da nossa construção comunitária se multiplicou por dez vezes, enquanto que o intercâmbio dos países do Mercosul com o mundo cresceu sete vezes.

(Repórter) O presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, o senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, acredita que a saída para o impasse comercial entre Brasil e Argentina passa por políticas de compensação.

(Roberto Requião) Nós hoje tomamos conhecimento do grito lancinante dos representantes de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, onde trabalhadores estão perdendo empregos e tivemos também o mesmo grito do lado argentino com a sua economia em dificuldades. A solução é o aprofundamento do Mercosul, políticas de compensação, de integração.

(Repórter) O senador Roberto Requião defendeu também um projeto comum de desenvolvimento e a abertura das barreiras comerciais entre os dois países.

Larissa Bortoni.


Sintonize a Rádio Senado FM:

Brasília - DF: 91,7 MHz Natal – RN: 106,9 MHz Cuiabá – MT: 102,5 MHz Fortaleza - CE: 103,3 MHz Macapá - AP: 93,9 MHz
Rio Branco - AC: 100,9 MHz Teresina - PI: 104,5 MHz Manaus - AM: 106,9 MHz João Pessoa - PB: 106,5 MHz São Luís - MA: 96,9 MHz

radio@senado.leg.br | (061) 3303 4691

Rádio Senado - Praça dos Três Poderes - Senado Federal - Anexo 2, Bloco B, Brasília DF | CEP 70165-900

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900