Senado prepara várias atividades para celebrar cinquentenário de Brasília


Homenagem em Plenário, lançamento de livro e CDs, exposições, site especial, revista, encarte do Jornal do Senado e programação especial dos veículos de comunicação da Casa - o Senado Federal prepara várias atividades para celebrar o cinquentenário de Brasília, comemorado em 21 de abril.

A homenagem em Plenário, realizada por requerimento do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), está marcada para a próxima terça-feira (13). No mesmo dia, após a homenagem, haverá o lançamento do livro Brasília, 50 anos, da fotógrafa Maria Lopes, no Salão Branco do Congresso Nacional.



Exposições



Várias exposições marcarão, no Senado, o cinqüentenário de Brasília. A mostra Retratos de Brasília começa no dia 12 e reunirá obras de 23 artistas plásticos brasileiros. Já no dia 13 será aberta a exposição Brasília - fatos importantes, em que serão exibidas imagens cedidas pelo Arquivo Público do Distrito Federal com uma linha do tempo sobre os 50 anos da capital.

Na quarta-feira (14), às 11h, será inaugurada, no Salão Negro do Congresso, a exposiçãoSenado Federal, 50 anos de Brasília. Na ocasião, haverá também homenagens aos pioneiros de Brasília que trabalham ou trabalharam no Senado. Durante a solenidade de abertura da exposição será lançado 3º Concurso de Redação do Senado Federal, que terá o tema "Brasília, capital dos brasileiros" - a premiação dos vencedores ocorrerá em novembro.



Veículos de Comunicação



Os veículos de comunicação do Senado também preparam produtos especiais para celebrar o cinquentenário da capital. A Rádio Senado e a TV Senado estão produzindo diversos programas sobre os lugares e os habitantes de Brasília, sobre sua história e seus pioneiros. Alguns desses programas já estão sendo veiculados. O Jornal do Senado, por sua vez, prepara um encarte especial sobre a data. Além disso, está disponível um hotsite sobre os cinquenta anos, mantido pela Agência Senado, reunindo textos, fotos, vídeos e áudios produzidos pelos veículos da Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado (Secs).

Biblioteca



Em maio a Biblioteca do Senado vai lançar dois CDs contendo documentos sobre a construção de Brasília, como os relatórios das várias comissões que, desde o século 19, estudaram o Planalto Central em busca da definição do lugar ideal para a instalação da nova capital.



Revista Senatus



Também em maio será lançada uma edição da revista Senatus dedicada ao cinqüentenário, com artigos sobre o processo de transferência do Poder Legislativo do Rio de Janeiro para o Distrito Federal e sobre os trabalhos parlamentares de 1960, entre outros assuntos.



Data
Evento
Local
12 a 23 de abril
Exposição “Retratos de Brasília”
Espaço Ivandro Cunha Lima
13 de abril
Homenagem dos senadores na Hora do Expediente, a partir das 14h.
Plenário do Senado
13 de abril
Lançamento do livro “Brasília – 50 Anos” da fotógrafa Maria Lopes, após a homenagem em Plenário.
Salão Branco do Congresso.
13 de abril
Abertura da exposição “Brasília 50 anos – Fatos Importantes”, produzida pelo Arquivo Público do Distrito Federal.
Salão Branco do Congresso.
14 de abril

Abertura da Exposição – “Senado federal – 50 anos de Brasília”, às 11h.

Homenagem a servidores pioneiros do Senado

Lançamento do 3º Concurso de Redação do Senado Federal

Biblioteca do Senado
Segunda quinzena de abril
Início da Visita Encenada do programa Visite o Congresso.
 
4 de maio

Lançamento de 2 CDs produzidos pela Biblioteca do Senado com documentos relativos à criação de Brasília, às 18h30.

Lançamento da edição especial da revista Senatus sobre os 50 anos do Senado em Brasília, às 18h30.

Biblioteca do Senado


Moisés Nazário/Agência Senado



voltar

Realização:

SECS