Cidadania

Diversidade de opiniões e um debate aprofundado de temas relevantes para a sociedade são as marcas desse programa de entrevistas com parlamentares, especialistas e representantes das organizações sociais.

20/08/2018
Alerta de desastres naturais via SMS beneficia população do país
Risco de inundação, deslizamento ou outro desastre natural? Élcio Alves Barbosa, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, explica sistema de alerta de desastres por meio do envio de mensagem de texto (SMS). O serviço é gratuito, mediante cadastro feito pelo usuário.
20/08/2018
Legalização dos jogos do azar está em pauta no Congresso
Regulamentação dos jogos de azar é o tema do debate entre o presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Antônio Carlos Ferreira, e o economista Luiz Carlos Prestes Filho, especialista em Economia da Cultura.
15/08/2018
Saúde pública tem cortes no orçamento, mas Estado beneficia mercado, alerta farmacêutico
O farmacêutico sanitarista Leandro Farias, coordenador do Movimento Chega de Descaso, critica atuação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na regulação dos planos de saúde. Para ele, há uma tentativa de desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS) com vantagens dadas ao setor privado.
14/08/2018
Gastos públicos podem ser acompanhados por meio de sistemas de informações do Senado
Neste Cidadania, a consultora de Orçamentos do Senado Rita de Cássia dos Santos fala de mecanismos criados pelo Senado para permitir ao cidadão acompanhar os gastos públicos. Com o Siga Brasil e o Siga Painéis, e agora o projeto de Orçamento Fácil, o cidadão sabe o uso dos recursos.
13/08/2018
Mulheres têm maior interesse por cultura, mas têm que cumprir compromissos em casa
Pesquisa realizada em 12 capitais mostra que as mulheres têm maior interesse que os homens por agendas culturais, mas têm menos acesso a esses eventos. Giselle Dupin, do Ministério da Cultura, analisa que esse é um reflexo da realidade: as mulheres ainda ficam presas a compromissos em casa.
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11