Cidadania

Diversidade de opiniões e um debate aprofundado de temas relevantes para a sociedade são as marcas desse programa de entrevistas com parlamentares, especialistas e representantes das organizações sociais.

10/10/2017
Horário de verão: para que serve e a quais setores beneficia?
O horário de verão surgiu para aproveitar mais a luz do dia; depois virou estratégia para economia de energia. Mas será que ainda é interessante, diante dos atuais padrões de consumo? Adelmir Santana (Fecomércio) e o engenheiro elétrico Maurício Tavares (Iesb) analisam a questão.
06/10/2017
Quase 60% do esgoto produzido no Brasil não são tratados
Das 9 mil toneladas de esgoto produzidas, por dia, no Brasil, quase 60% não são tratadas e acabam lançadas no ambiente. Marcelo de Paula Lélis, gerente de Planejamento e Regulação da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, fala dos desafios do saneamento básico.
06/10/2017
Trabalho escravo atinge mais de 40 milhões de pessoas no mundo
Luís Camargo, subprocurador do Ministério Público do Trabalho, fala sobre o enfrentamento ao trabalho análogo à escravidão, situação na qual se encontram mais de 40 milhões de pessoas no mundo.
05/10/2017
Embalagens de defensivos agrícolas têm de ser destinadas à reciclagem ou incineradas
João Cesar Rando (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), fala ressalta o descarte correto de embalagens de defensivos agrícolas, por meio de reciclagem ou incineração. Por lei, a responsabilidade do descarte deve ser compartilhada entre os agentes da produção agrícola.
05/10/2017
Mais de 260 mil jovens foram inseridos no mercado de trabalho no primeiro semestre
Comércio, serviço e indústria são os setores que mais absorvem os jovens no mercado de trabalho. A inserção depende da capacitação. Roberta Abreu, do Instituto Bancorbrás, e Higino Brito Vieira, do MTE, fazem um balanço de atividades e resultados alcançados em suas respectivas instituições.
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11