Cidadania

Diversidade de opiniões e um debate aprofundado de temas relevantes para a sociedade são as marcas desse programa de entrevistas com parlamentares, especialistas e representantes das organizações sociais.

15/08/2018
Saúde pública tem cortes no orçamento, mas Estado beneficia mercado, alerta farmacêutico
O farmacêutico sanitarista Leandro Farias, coordenador do Movimento Chega de Descaso, critica atuação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na regulação dos planos de saúde. Para ele, há uma tentativa de desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS) com vantagens dadas ao setor privado.
14/08/2018
Gastos públicos podem ser acompanhados por meio de sistemas de informações do Senado
Neste Cidadania, a consultora de Orçamentos do Senado Rita de Cássia dos Santos fala de mecanismos criados pelo Senado para permitir ao cidadão acompanhar os gastos públicos. Com o Siga Brasil e o Siga Painéis, e agora o projeto de Orçamento Fácil, o cidadão sabe o uso dos recursos.
13/08/2018
Mulheres têm maior interesse por cultura, mas têm que cumprir compromissos em casa
Pesquisa realizada em 12 capitais mostra que as mulheres têm maior interesse que os homens por agendas culturais, mas têm menos acesso a esses eventos. Giselle Dupin, do Ministério da Cultura, analisa que esse é um reflexo da realidade: as mulheres ainda ficam presas a compromissos em casa.
09/08/2018
Coleta seletiva é saída para grande quantidade de lixo das cidades
Cada item reciclável jogado no lixo comum diminui a vida útil do aterro sanitário. Kátia Campos, presidente do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federa (SLU/DF), comenta os desafios para fazer a coleta seletiva de lixo funcionar bem.
09/08/2018
As mulheres são minoria nas atividades das ciências e tecnologias, apontam estudos
As mulheres são minoria na ciência. No início vão bem, mas não alcançam posições de destaque. As pesquisadoras Betina Stefanello Lima, do CNPq, e Fernanda Werneck, do INPA, analisam neste Cidadania o que acontece pelo caminho.
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11