Agenda Econômica

Programa com temas econômicos que influenciam o nosso dia a dia, discutidos em linguagem acessível, o Agenda Econômica é um dos programas da TV Senado que maior interesse desperta no público. Toda semana, apresenta a análise de economistas, acadêmicos, formuladores de políticas públicas, intelectuais e parlamentares sobre questões da economia nacional e internacional.

22/12/2015
Agenda Econômica analisa crescimento do mercado de internet apesar da crise
O presidente do conselho consultivo da Associação Brasileira de Internet (Abranet), Eduardo Neger, fala do mercado de internet no Brasil, setor que cresce, apesar da crise. O comércio eletrônico é um dos 10 maiores do mundo e faturou em 2014 R$ 120 bilhões, mais do que setores tradicionais.
16/12/2015
A situação das micro e pequenas empresas com a crise econômica brasileira
O diretor-superintendente do Sebrae-DF, Valdir Oliveira, analisa a relação entre a crise econômica e o setor das micro e pequenas empresas. Esses empreendimentos respondem por 27% do PIB e por 52% dos empregos com carteira assinada e foram fortemente afetadas pela crise brasileira.
10/12/2015
Gastos Públicos e Reforma Administrativa
José Matias-Pereira, economista e professor de Administração Pública da UnB, analisa a atual conjuntura da gestão pública no Brasil. Ele opina sobre as reformas administrativas já efetivadas pelo poder público no País, os programas de redução de gastos e da cultura burocrática dos governos.
03/12/2015
Transporte aéreo de passageiros é o tema da entrevista deste programa
Eduardo Sanovicz, presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), analisa as condições do mercado aéreo brasileiro, terceiro maior do mundo. Apesar de ter passado por uma expansão, o setor enfrenta os efeitos da crise econômica e os usuários reclamam dos custos das viagens.
26/11/2015
Investimento em infraestrutura e ajuste fiscal são temas deste Agenda Econômica
O consultor em economia Raul Velloso analisa a redução de investimentos em infraestrutura e as demais medidas de ajuste fiscal propostas pelo governo, para conter a atual crise econômica. O Programa de Aceleração do Crescimento, por exemplo, sofreu corte de, pelo menos, R$ 27 bilhões em 2015.
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11