Agenda Econômica

A visão de especialistas, acadêmicos, intelectuais e parlamentares sobre questões da economia nacional e internacional e seus impactos dia a dia do brasileiro.

20/06/2018
Reforma Tributária Solidária: proposta mantém a carga tributária sem onerar o consumo
A forma atual de cobrança de impostos no país é injusta e ineficaz, avalia o presidente da Anfip, Floriano de Sá Neto. Para ele, o Brasil precisa ter menos tributos sobre o consumo. Diz ainda que a reforma tributária deve ser a primeira a ser enfrentada pelo próximo governo.
18/06/2018
Lei de Diretrizes Orçamentárias: consultor explica previsão de gastos e de investimentos
As contas públicas estão complicadas, é o que afirma o consultor do Senado Vinícius Amaral, que analisa o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias do governo. Nota Técnica das Consultorias de Orçamento do Senado e da Câmara indica as condições financeiras para o próximo governo.
07/06/2018
Preços dos combustíveis: cálculo inclui tributos, lucro e custo, explica especialista
A Petrobras teve lucros com os reajustes constantes dos preços dos combustíveis, mas os governos, os distribuidores e os revendedores também lucraramcom os aumentos. O consultor legislativo do Senado Israel Lacerca, especialista em combustíveis, analisa a política de preços da estatal.
30/05/2018
Preço dos combustíveis tem que se enquadrar no orçamento da população, diz engenheiro
Representante da Associação dos Engenheiros da Petrobras, Claudio Oliveira afirma que atual política de preços dos combustíveis beneficia investidores e importadores. Explica, no entanto, que a mesma política prejudica a Petrobras e os consumidores, que pagam preços mais altos.
23/04/2018
Trabalhador enfrenta insegurança jurídica sem MP da reforma trabalhista, diz analista
A medida provisória que regulamentava a reforma trabalhista caducou. Agora, direitos importantes dos trabalhadores ficam sem garantias. A decisão cairá nas mãos da Justiça do Trabalho. Antônio Augusto Queiroz, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), avalia a situação.
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11