Agenda Econômica

A visão de especialistas, acadêmicos, intelectuais e parlamentares sobre questões da economia nacional e internacional e seus impactos dia a dia do brasileiro.

18/08/2016
Professor analisa a relação entre a terra e o desenvolvimento econômico
Nos últimos 20 anos, o setor agropecuário tem sido responsável pelos maiores ganhos econômicos no país. Mas a questão fundiária no Brasil continua gerando conflitos no campo e dificuldades econômicas para os produtores rurais. O professor da Unicamp, Bastiaan Philip Reydon, avalia o assunto.
13/07/2016
Especialista avalia consequências da redução do financiamento da educação
O doutor em Educação João Monlevade analisa o financiamento da educação e discute questões decorrentes da redução de recursos para o ensino superior – mais de 20% de 2015 para cá. A situação põe em risco as metas para a formação universitária e programas como o ProUni e o Pronatec.
07/07/2016
Diretor da OIT fala de trabalho decente no Brasil e em outros países
Peter Poschen, diretor do Escritório da OIT no Brasil, fala sobre os efeitos da falta de emprego de qualidade sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Um desses objetivos, definidos pela ONU em 2015, é o estímulo ao Trabalho Decente, condição para a superação de desigualdades.
30/06/2016
Consultor analisa proposta da nova lei de finanças públicas
Hélio Tollini, consultor de Orçamento da Câmara dos Deputados, comenta o PLS 229/2009, que define a nova lei de finanças públicas. O projeto define um modelo de elaboração de orçamentos públicos adequado à Lei de Responsabilidade Fiscal e fixa normas para o controle dos gastos dos governos.
23/06/2016
Especialista em finanças públicas analisa a renegociação das dívidas dos estados
Pedro Jucá Maciel, especialista em finanças públicas do Tesouro Nacional, comenta a crise fiscal dos estados, que tem levado à negociação de moratória com o governo federal. Há um débito de cerca de R$ 500 bilhões e a cobrança foi parar no STF, que forçou entendimento entre as partes.
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11