Agenda Econômica

A visão de especialistas, acadêmicos, intelectuais e parlamentares sobre questões da economia nacional e internacional e seus impactos dia a dia do brasileiro.

15/08/2018
Fome pode ser uma das consequências da política de austeridade do governo
A Emenda Constitucional que fixa um teto para as despesas públicas pode trazer a fome de volta a uma parcela considerável da população brasileira. Essa é a avaliação da advogada Valéria Burity, integrante do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).
07/08/2018
Taxa de desemprego no Brasil continua alta, alerta economista
Apesar da aprovação da reforma trabalhista, o desemprego continua crítico. Para a pesquisadora da Unicamp Ana Luíza Matos de Oliveira, a austeridade fiscal é a responsável pela falta de trabalho no país.
06/08/2018
Presidenciáveis recebem propostas de mobilidade urbana
O uso de metrô, VLTs e trens urbanos representa apenas 5% dos deslocamentos nas cidades brasileiras. A superintendente da ANPTrilhos, Roberta Marchesi, fala das propostas apresentadas pelo setor aos presidenciáveis.
09/07/2018
Guerra comercial dos EUA pode impor um freio à economia brasileira, avalia economista
A guerra comercial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra a China pode prejudicar o comércio mundial. Mas a produção interna daquele país também será afetada. Flavio Tosi Feijó, professor de Economia da UnB, fala dos prováveis efeitos sobre a economia brasileira.
09/07/2018
A dança da economia brasileira: economista analisa desaceleração e recessão no Brasil
O corte nos investimentos governamentais imposto pela Emenda Constitucional 95, que fixa o Teto dos Gastos Públicos, não vai amenizar a crise, avalia a economista Laura Carvalho, da USP. Ela é autora do livro "Valsa brasileira, do boom ao caos econômico".
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11