Agenda Econômica

Programa com temas econômicos que influenciam o nosso dia a dia, discutidos em linguagem acessível, o Agenda Econômica é um dos programas da TV Senado que maior interesse desperta no público. Toda semana, apresenta a análise de economistas, acadêmicos, formuladores de políticas públicas, intelectuais e parlamentares sobre questões da economia nacional e internacional.

27/04/2016
O crescimento da economia orgânica no Brasil
O coordenador de Agroecologia e Produção Orgânica do Ministério da Agricultura, Rogério Dias, analisa o crescimento da economia orgânica no Brasil. A produção agrícola orgânica movimenta um mercado de mais de R$ 2 bilhões por ano e emprega mais de 10 mil produtores.
20/04/2016
Educação e desenvolvimento econômico
O diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, comenta a relação entre a educação e o desenvolvimento econômico e analisa a formação das novas gerações de profissionais técnicos. As 282 escolas técnicas federais e as escolas do sistema S não são suficientes para a demanda do mercado de trabalho.
13/04/2016
Pesquisadora analisa a riqueza da indústria da reciclagem
A pesquisadora do Ipea Fernanda Lira, organizadora de um livro com artigos sobre movimentos sociais ligados aos catadores, fala da indústria da reciclagem, que gera uma riqueza estimada em mais de R$ 2 bilhões por ano e emprega cerca de 500 mil trabalhadores no País.
07/04/2016
Panama Papers: offshores de autoridades do mundo todo
O coordenador do MBA de Relações Institucionais do Ibmec, Marcio Coimbra, explica o escândalo Panama Papers e defende a redução das tributações para evitar a abertura de offshores. O Panama Papers revela em 11,5 milhões de documentos a abertura irregular de contas em paraísos fiscais.
22/03/2016
A relação da legislação trabalhista e o desemprego
O professor de economia da UnB Carlos Alberto Ramos, especialista em emprego e trabalho, analisa a relação entre a legislação trabalhista e o desemprego. Em tempos de crise, a proposta de modernização das leis trabalhistas ganha força e os trabalhadores ficam com pouco poder de negociação.
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11