Em Discussão!

Programa semanal que aprofunda temas em pauta no Senado, especialmente os que são debatidos em audiências públicas nas comissões. Traz opiniões de autoridades e de especialistas sobre os assuntos de interesse público como educação, saúde e aposentadoria. Os temas também são abordados na revista Em Discussão!, editada pelo Senado Federal e disponível gratuitamente na internet. Programa ligado ao Núcleo de Jornalismo.

24/05/2016
Internet (i)Limitada em debate nas CCT, CI e CMA
As Comissões de Ciência e Tecnologia, de Infraestrutura e de Defesa do Consumidor debateram a decisão das operadoras de alterar contratos de acesso ilimitado à internet para versões com franquias e limites de tráfego de dados. Além das empresas, governo e consumidor participaram da audiência.
19/05/2016
A pediatria e o novo currículo
A formação do pediatra está em debate no Senado: pelo novo currículo, a residência passa de dois para três anos, regra adota por apenas 22 dos 270 programas de residência médica em pediatria do País. Especialistas explicam, na CE, que o avanço da ciência transforma a atuação do pediatra.
13/05/2016
Doenças negligenciadas
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) ouviu especialistas sobre as doenças negligenciadas, como hanseníase, tuberculose, malária, dengue e zika, que atingem principalmente a camada social mais carente da população. São enfermidades que despertam pouco interesse da indústria farmacêutica.
04/05/2016
Álcool e morte no trânsito: crime hediondo?
A Comissão de Direitos Humanos do Senado discutiu o PLS 01/2008, do senador Cristovam Buarque, que torna crime hediondo os acidentes com vítimas fatais provocados por motoristas alcoolizados. Os acidentes de trânsito vitimam mais de 40 mil pessoas todos os anos.
27/04/2016
Fosfoetanolamina: o debate continua
CCT, CAS e CDH ouviram, em audiência pública, os cientistas que criaram a fosfoetanolamina sintética e representantes do grupo de trabalho que apresentou relatório afirmando que a substância é ineficaz. Para os pesquisadores, os testes atuais foram mal conduzidos.
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11