Em Discussão!

Programa semanal que aprofunda temas em pauta no Senado, especialmente os que são debatidos em audiências públicas nas comissões. Traz opiniões de autoridades e de especialistas sobre os assuntos de interesse público como educação, saúde e aposentadoria. Os temas também são abordados na revista Em Discussão!, editada pelo Senado Federal e disponível gratuitamente na internet. Programa ligado ao Núcleo de Jornalismo.

11/02/2016
Em Discussão! exibe debate na CDH sobre o trabalho escravo
O debate na Comissão de Direitos Humanos (CDH) contou com a presença de Kailash Satyarthi, Prêmio Nobel da Paz de 2014. Especialistas alertam que o combate ao trabalho escravo no Brasil pode sofrer retrocessos se for aprovado projeto de lei que trata do assunto.
04/02/2016
Em Discussão! registra debate na CI sobre os presídios no Brasil
Até o primeiro semestre de 2014, havia 607 mil presos no Brasil, a quarta maior população prisional do mundo em números absolutos, composta em sua maioria por jovens negros e baixa escolaridade. Esses e outros dados foram debatidos por na Comissão de Infraestrutura do Senado.
22/12/2015
Em Discussão! exibe debate na CAS sobre a situação dos idosos no Brasil
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) debateu com especialistas a execução da Política Nacional do Idoso, que há mais de 20 anos busca assegurar os direitos desses cidadãos. A preocupação no presente é a expectativa de que 25% dos brasileiros terão mais de 60 anos em 2050.
16/12/2015
Em Discussão! exibe debate na CRE sobre os 25 anos do Mercosul
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) avaliou em audiência pública os 25 anos de criação do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela). Entre os temas debatidos estão as relações Brasil-Argentina, a união aduaneira e a abertura de novos mercados.
10/12/2015
Segurança de Barragens
A Subcomissão da Mineração ouviu representantes do governo e da mineradora Samarco sobre a segurança das barragens. O Brasil tem mais de 14 mil barragens - na maioria, reservatórios de água -, e quase mil delas acumulam resíduos industriais e minerais, como a que rompeu em Mariana (MG).
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11