Portal O Senado
Presidência
Grandes Momentos do Parlamento Brasileiro
 
 



Apresentação


Áudio
Volume1

 




A o longo de sua trajetória na vida institucional do País, o Congresso Nacional tem sido palco de brilhantes pronunciamentos que se caracterizam como marcos memoráveis de nossa história. Senadores e deputados empenharam-se sempre no sentido de trazer a debate temas de inquestionável relevância, o que serviu para projetá-los individualmente e ao próprio Congresso a que pertenceram ou ainda pertencem.

A Mesa do Senado decidiu patrocinar o presente projeto, que se iniciou com o álbum contendo cinco CDs, ao que se seguirão outros volumes, e também com o site na Internet (referência histórica ao alcance mundial), que certamente repercutirá como iniciativa de extraordinária significação nos fatos de nossa vida político-parlamentar.

Na era da valorização da imagem e do som, objetiva-se, através desta iniciativa, perpetuar, na lembrança dos contemporâneos e dos porvindouros, debates selecionados no bojo do acervo de que dispúnhamos no Senado, na Câmara e ainda em arquivos pessoais cedidos a esta empreitada.

Trata-se de patrimônio inestimável pelo conteúdo, mas extremamente reduzido pela carência de gravações, representando o registro de elevados momentos parlamentares nas falas de seus membros.

Consignam-se, portanto, a partir de agora, as atuações geralmente sob contagiante emoção, por vezes manifestadas em vozes embargadas pelo sentimento que envolve o parlamentar quando assoma à tribuna, na defesa de ideais ou posturas que traçam o rumo dos acontecimentos políticos brasileiros.

Na condição de Presidente do Senado e do Congresso Nacional, envidei esforços para que concretizássemos este empreendimento cultural que, tenho certeza, muito enriquecerá nossa memória e a memória do Brasil.

Os discursos, pela variedade dos assuntos neles abordados, haverão de constituir repositório inesgotável de acontecimentos palpitantes trazidos a debate em cada época, nas duas Casas do Congresso. Os brasileiros haverão de orgulhar-se daqueles que os representaram no Parlamento Nacional, cumprindo com dignidade e patriotismo o mandato popular que lhes foi outorgado.

Procedeu-se, dentro do possível, a uma seleção de pronunciamentos que valem ser relembrados em defesa da memória política do País, independentemente de conceitos ou ideologias, cabendo a cada um que os ouvir fazer o seu julgamento.


Senador Antonio Carlos Magalhães
Presidente do Senado Federal

.

Antônio Carlos Magalhães
Senador Antonio Carlos Magalhães
Presidente do Senado Federal

 

Voltar ao Topo