você por aqui

"Acesso o site da Rádio Senado para acompanhar o legislativo brasileiro. Quero parabenizar a emissora pelos 20 anos de informação pela cidadania." Carlos Jr., Areia Branca/RN

nossa história

1997
A Rádio Senado é inaugurada em 29 de janeiro de 1997 pelo então presidente do Senado, José Sarney (ao centro). A decisão de ter um sistema de comunicação próprio tinha sido aprovada pela Mesa em 1995, com o objetivo de ter um relacionamento mais direto com a população e cumprir o papel constitucional de prestar contas dos atos da Casa. Ainda na foto (da esq. para a dir.), os senadores Odacir Soares, Ernandes Pinheiro, Gilberto Miranda, Antônio Carlos Magalhães, Júlio Campos e Ramez Tebet.

Saiba como tudo começou:
1998
Assume a primeira turma de 15 jornalistas concursados para a Rádio. Na imagem, equipe de repórteres e de produtores da FM na redação.
1999
A série Brasil 500 anos, de Cezar Motta, foi uma das maiores produções da Rádio: 42 programas contaram a história desde o descobrimento até os principais fatos da política brasileira na virada do século 19. A chegada dos Portugueses ao Brasil é o assunto da edição que separamos:
2000
Por 12 anos (2000-2012), a Rádio transmitiu sua programação em Ondas Curtas na frequência 5990 KHz, faixa de 49 metros, para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. No último ano, recebeu cerca de 40 mil mensagens telefônicas.

O ano 2000 foi de intensa atividade no Parlamento. Pela primeira vez um senador foi cassado. Relembre:
2001
Na Central Técnica, engenheiros da Rádio utilizam um multímetro, aparelho que identifica peças eletrônicas com defeito.
2002
O Jornal do Senado em A Voz do Brasil completa 40 anos. Desde 1962, o Senado tem dez minutos no programa radiofônico mais antigo do país. O Serviço de Radiodifusão do Senado, embrião da Rádio, foi criado em 1963. Na imagem, três locutores da Voz no primeiro estúdio da emissora.

Nesse ano de eleições presidenciais, a cobertura especial contou com boletins ao vivo dos repórteres e divulgação do resultado em tempo real.

2003
O programa Conexão Senado é um dos mais tradicionais da emissora. Veiculado desde 2003 ao vivo, vai ao ar de segunda a sexta-feira às 7h, com as principais notícias do Senado. Na imagem, a equipe atual do programa. O Conexão Senado também comemorou os 20 anos da Rádio. Ouça:
2004
As paredes da Rádio foram sendo tomadas pelas assinaturas de vários artistas. Em 2004, foi a vez do escritor Luis Fernando Veríssimo.
2005
A Rádio Senado conta com quatro estúdios. Um deles é destinado à produção de programas culturais, reportagens especiais e vinhetas. Em 2005, os 80 anos da Coluna Prestes renderam reportagem especial da Rádio. Escute:
2006
A foto mostra uma oficina na qual são feitos pequenos reparos nos equipamentos, setor que existe desde a fundação da Rádio.

No jornalismo, a reportagem especial "Brasil Desigual" foi finalista do Prêmio Ayrton Senna:


2007
Em 2007, a Rádio Senado completava 10 anos, comemorados com festa pela equipe. O ano foi marcado também pelo começo de um plano de expansão que levaria a emissora a 9 estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Saiba mais neste especial:
2008
Em um ano de cobertura de eleições municipais, a Rádio Senado obteve a concessão de 19 canais junto ao Ministério das Comunicações, o que garantiu a continuidade do plano de expansão. Em 2008, também, a reportagem especial “Gota de sangue: Histórias de uma poetisa menina de rua" foi finalista do Prêmio de Imprensa Embratel:
2009
Os locutores concursados da RádioSenado tomam posse. Eles emprestam a voz aos diversos produtos da emissora e comandam as transmissões ao vivo. Nesse ano, o especial "Escravos da esperança: A saga dos bolivianos em São Paulo" recebeu menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog. Ouça a reportagem:
2010
A reportagem especial "Quando a sombra cai: a história da tortura no Brasil" foi a vencedora nacional do 12º Prêmio Imprensa Embratel. Na mesma edição, a emissora ainda ficou entre as finalistas com a reportagem "Os exilados da doença", que contou o drama dos hansenianos. Ouça o trabalho ganhador:
2011
Uma equipe da Rádio Senado percorreu seis estados brasileiros, conversando com comunidades ciganas sobre costumes, anseios e expectativas para o futuro. O resultado foi série "O Povo Cigano no Brasil", vencedora do Prêmio Roquette-Pinto 2011, promovido pela Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub), com patrocínio da Petrobrás e apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e ganhou menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog. Escute um dos programas:
2012
Em 2012, quando a Rádio Senado completou 15 anos, projetos polêmicos como a reforma do Código Florestal foram aprovados na Casa. O noticiário da emissora também destacava, à época, a Rio+20. Saiba mais sobre o período:
2013
A reportagem "Os 50 anos da renúncia de Jânio Quadros", da Rádio Senado, vence o Prêmio Imprensa Embratel. Trabalhos especiais e a cobertura cotidiana da atividade legislativa são realizados nos serviços de Produção, de Reportagem e de Edição da Rádio, que funcionam em conjunto e são retratados na foto. Ouça a reportagem premiada:
2014
Ao longo desses 20 anos, vários artistas passaram pelos estúdios da Rádio Senado. Entre eles, a cantora Ângela Rô Rô, que participou do programa Escala Brasileira. Escute a entrevista:
2015
Em maio, a Rádio Senado estreia nova programação. O Senado em Revista, por exemplo, passa a ser transmitido ao vivo, abordando os principais acontecimentos que marcaram a semana, além da agenda da semana seguinte. Parcerias com a Ouvidoria do Senado e com a Procuradoria da Mulher resultam em programas mensais. Na foto, a ouvidora-geral Lúcia Vânia. Escute uma edição do programa "Espaço Ouvidoria":
2016
Ano em que se destacou a cobertura do impeachment de Dilma Rousseff e a posse de Michel Temer. Foram 5 meses de intenso trabalho de produção, reportagem e edição.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

especial 20 anos

Brasília, 1997: "Nós já estamos no ar, a Rádio do Senado, aqui em FM, nesta área do Planalto Central. Nós já estamos no satélite, e atingindo a todo território brasileiro. Todos que quiserem acessar a Rádio do Senado, a partir deste momento, poderão fazê-lo em qualquer recanto do país."

Há 20 anos, a Rádio Senado aproxima o parlamento dos brasileiros. Conheça um pouco dessa história na reportagem especial:

mapa da rede

radio@senado.leg.br | 0800 61 22 11 | WhatsApp 61 98611-9591