Senado Federal | Agência Senado
Imprimir esta página
 
Seguros
Há opções para segurar quase tudo

 

Seguro de vida

As coberturas de uma boa apólice desse seguro devem abranger morte por qualquer causa e invalidez permanente, total e parcial, por doença ou acidente. Podem ter também indenização especial em caso de morte acidental e coberturas para cônjuge e filhos. A indenização é paga ao beneficiário escolhido pelo segurado de uma vez ou mensalmente, em época determinada ou não. O custo do seguro fica mais alto à medida que aumenta a idade do segurado. Algumas modalidades:

• Individual – O custo de um seguro de vida individual é baseado na idade do segurado na data da contratação. Essa modalidade em geral exige um período de carência, em que o segurado paga mas ainda não está coberto pelo seguro.

• Em grupo – Em geral mais barato, é contratado junto à seguradora por um estipulante (empresa, associação de classe) em nome do segurado. O valor a ser pago leva em conta a média de idade de todos os segurados.

• Resgatáveis em vida – Pagos por um prazo determinado, funcionam como poupança a longo prazo. Se o segurado optar por resgatá-los antes do fim do contrato, recebe valor proporcional às contribuições feitas.

Seguro de acidentes pessoais

Paga indenização ao segurado ou aos seus beneficiários em caso de acidente sofrido pelo segurado, oferecendo duas coberturas básicas (morte e invalidez permanente) e duas adicionais (despesas médico-hospitalares e diárias de incapacidade temporária).

Seguro-saúde

Reembolsa despesas com cirurgias, exames, tratamentos, consultas médicas e estadias em hospitais realizadas pelo segurado. Não confundir com planos de saúde, que dão direito a realizar procedimentos em troca de uma parcela mensal.

Seguro-residência

Além do tradicional seguro contra incêndio, queda de raios e explosão, há apólices contra desmoronamento, alagamento, impacto por veículos, queda de aeronave, roubo, explosão seca, dano elétrico, queimadas em zona rural, vendaval, ciclone, furacão, etc.

Seguro-educação

Na falta do segurado, o seguro garante a educação das pessoas indicadas por ele, podendo cobrir os estudos até a universidade e ainda as despesas com livros, dependendo do que estiver previsto em contrato.

Seguro de responsabilidade civil

Cobre as indenizações que o segurado tenha que pagar em razão de sua atividade profissional e os prejuízos causados involuntariamente a outras pessoas pelo segurado ou por pessoas pelas quais ele seja responsável civilmente (a janela de um vizinho quebrada por uma brincadeira do filho do segurado, por exemplo).

Seguro de fiança locatícia

Garante o pagamento do aluguel do segurado, evitando o constrangimento de se ter que pedir a terceiros que assumam responsabilidades em contratos de locação. É importante saber que, se a seguradora pagar os aluguéis atrasados, ela cobrará judicialmente do segurado os valores pagos.

Seguro de renda ou previdência privada

Veja na edição 113, de 13/3/2006, do Especial Cidadania os detalhes sobre essa modalidade de seguro.

 

Agência Senado - Senado Federal | E-mail: agencia@senado.gov.br
Praça dos Três Poderes, Anexo I, 20.º andar.
70165-920 - Brasília DF