Argumento

O que pensam os senadores sobre o cenário político brasileiro, a conjuntura econômica, a atuação dos parlamentares, projetos em debate no Congresso e temas recentes da agenda do país.

19/06/2019
Ao votar MP, "Senado ficava com faca no pescoço", diz Anastasia ao comentar novas regras
O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) explica as mudanças aprovadas para a tramitação das medidas provisórias. Cada Casa terá prazo definido para analisar a matéria, resultando em mais tempo para o Senado. E assuntos estranhos à MP (os chamados jabutis) ficam proibidos.
19/06/2019
Veneziano aponta inconstitucionalidade no decreto das Armas rejeitado pelo Senado
O senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) diz que mesmo após ameaças, senadores decidiram que Decreto das Armas de Bolsonaro (Decreto 9.785/2019) é inconstitucional e que o tema deve ser analisado por meio de projeto. Câmara vai votar a matéria.
12/06/2019
Decreto das armas de Bolsonaro sofre derrota na CCJ do Senado, explica relator
Senador Marcos do Val (Cidadania-ES) explica as regras do decreto do presidente Bolsonaro, que flexibiliza o uso de armas. Ele fala da rejeição da proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e da tramitação futura no Congresso.
12/06/2019
Os parlamentares concordaram com crédito de R$ 248 bi para o governo, diz Marcelo Castro
O senador Marcelo Castro (MDB-PI), presidente da Comissão de Orçamento, fala da importância da aprovação de crédito extra para o governo, no valor de R$ 248 bilhões. O dinheiro vai para BPC, Bolsa Família, pensões do INSS, plano Safra e outros programas do Executivo.
11/06/2019
Um ministro do STF pode suspender leis ou segurar processo por anos?, questiona Oriovisto
O senador Oriovisto Guimarães (Pode-PR) apresentou uma PEC para limitar a atuação de ministros do STF. A PEC 82/2019 fixa prazo de quatro meses para pedido de vista e exige um mínimo de seis ministros para concessão de liminar.
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11