Constituição 30 Anos

Parlamentares, funcionários do Congresso, jornalistas, pesquisadores e juristas revelam detalhes da Constituinte (1987-1988) e discutem a atualidade do texto constitucional.

18/12/2018
Pautas da Constituinte continuam em debate até hoje, afirma Oscar Corrêa Júnior
O deputado constituinte Oscar Corrêa Júnior afirma ao Constituição 30 anos que muitas ideias liberais da época foram implementadas nas três últimas décadas. Outras ainda estão em debate, como a reforma da Previdência, que considera compatível com os direitos sociais previstos na Constituição.
11/12/2018
Constituição inovou em meio ambiente e nos direitos dos animais, diz Feldmann
A Constituição Brasileira foi a primeira no mundo a tratar dos direitos dos animais, e a terceira no mundo a ter um capítulo sobre meio ambiente. O ex-deputado Fábio Feldmann conta que isso só foi possível porque o meio ambiente se tornou uma pauta suprapartidária durante a Constituinte.
04/12/2018
Constituição capitalista é graças ao Centrão, diz Luís Roberto Ponte
O deputado Constituinte Luís Roberto Ponte atribui ao Centrão a vitória do capitalismo no texto da Constituição. Nesta entrevista ao Constituição 30 anos, ele afirma ainda que o grande erro da Assembleia foi fixar excesso de direitos na Constituição. “Com isso, você judicializou tudo”, diz.
27/11/2018
País precisa recuperar o entusiasmo da Constituinte, diz ex-secretário-geral da Câmara
O novo presidente da República terá como desafio mudar o sentimento de desesperança no país. O ex-secretário-geral da Câmara dos Deputados Mozart Vianna relata que, há 30 anos, durante a Constituinte, o clima era de muito entusiasmo e recuperação das liberdades e de participação popular.
21/11/2018
Constituinte teve maior participação popular da história do Congresso, diz pesquisador
Em entrevista ao Constituição 30 Anos, o professor Rodrigo Mendes Cardoso apresenta estudo sobre a participação popular durante a Assembleia Constituinte. Foi o momento de maior participação popular da história do Congresso, por meio de audiências públicas, emendas e discursos da tribuna.
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11