|. HOME .| -->

Morte violenta não é inevitável para os usuários de drogas

Enquanto nos países desenvolvidos a morte dose usuários de crack ocorre por overdose ou complicações cardiovasculares causadas pela cocaína, no Brasil a principal causa de morte, dos usuários de drogas, é o homicídio.


Ação policial em favela do Rio de Janeiro: violência é causa da morte de usuários endividados com traficantes. Foto: Marcello Casal Jr

Um estudo que acompanhou 131 usuários de drogas revelou que 23 deles (18,5%) a morte foi ao final de cinco anos – 13 foram assassinados, seis tiveram a AIDS como causa da morte e dois morreram de overdose. A morte dos demais foi por hepatite e afogamento.

Segundo o médico Ricardo Paiva, coordenador-¿geral do 1º Fórum Nacional sobre Aspectos Médicos e Sociais Relacionados ao Uso do Crack e diretor do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco, 85% das mortes violentas acontecem por conta de dívidas do usuário, especialmente com os fornecedores ou com outros usuários de drogas.

A essa informação, disse Paiva, segundo trabalho do Ministério da Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz e da Unifesp, junta-se prognóstico sombrio para os usuários de drogas: um terço deles morre, outro terço convive com a droga e o terço restante se cura.

O médico informa que o estudo afasta a conclusão de que os usuários de drogas estão fadados à morte. “[Esse trabalho] retira a crença de que usou, morreu”, conclui.

Observação semelhante vem do psiquiatra Esdras Cabus Moreira, que entrevistou pacientes com 8 a 11 anos de uso. “Apesar de ser uma droga que gera disfunção e quebra social intensas, o consumo do crack, às vezes, pode ser menos compulsivo, desastroso. Há uma normalização na vida de pessoas que usam a droga há mais de dez anos. É um dado contrário à ideia de que se utiliza o crack até a morte, ou até a completa negação das capacidades cognitivas”, afirmou.

Comentários

CRACK E USUÁRIO É = A MORTE

bom, sou do rj baixada flumiense, sou cantor e compositor, funk da paz, escredo contra essa maldita droga, que tem destruindo muitas vidas e familias, breve esse vai ser meu 1º cd (Crack e usuário é = a morte sou Mc Lual RJ SÃO JOÃO DE MERITI tel contato: 21) 8429-0416 ou 68564594 luis alves ou mc lual

18/09/2012 17:44:34, MC LUAL
Faça seu comentário