Luiz Henrique defende descentralização administrativa e novo pacto federativo

19/10/2010 15:35:21

Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC)Após dois mandatos consecutivos como governador de Santa Catarina, o senador eleito Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) pretende defender no Congresso Nacional o que aplicou com sucesso no governo estadual. Ele disse que apoiará todas as propostas que envolvam descentralização administrativa, novo pacto federativo e desoneração tributária do setor produtivo. Esses fundamentos se complementam e formarão a base que orientará o seu trabalho legislativo.

Luiz Henrique relatou que, em Santa Catarina, conseguiu elevar a arrecadação de R$ 4 bilhões para R$ 13 bilhões, aplicando a descentralização administrativa da máquina governamental e uma "drástica redução" de impostos. Ao contrário do que alguns economistas pregavam, além de gerar empregos, o aumento da produção levou ao aumento do consumo e, consequentemente, da arrecadação.

- Precisamos de um novo pacto federativo que inverta essa pirâmide perversa que concentra 69,29% da arrecadação na União e destina apenas 26,34% aos estados e 4,4% aos municípios. Também precisamos desonerar a cadeia produtiva e criar empregos no Brasil, e não no exterior - afirmou.

Ricardo Icassatti / Agência Senado