João Alberto terá foco em saneamento, turismo e exportação

19/10/2010 17:05:39

João Alberto de Souza (PMDB)Saneamento básico, turismo e revitalização do Porto do Itaqui, em São Luis, são as três prioridades do senador eleito pelo Maranhão João Alberto de Souza (PMDB), que assume o mandato a partir de fevereiro de 2011. Na bagagem, traz a experiência de já ter representado seu estado como deputado estadual e federal, senador, governador e vice-governador, cargo ao qual renunciou para candidatar-se ao Senado nas últimas eleições.

Em saneamento básico, sua prioridade será mobilizar recursos visando à implantação de infraestrutura de água e esgoto a todo o estado. Os projetos, segundo ele, deverão ser desenvolvidos pelas próprias prefeituras, com base na necessidade de cada município.

- Já estou incentivando as prefeituras a fazerem os projetos, para que eu, como senador, viabilize os recursos junto aos ministérios e por meio de emendas parlamentares ao Orçamento da União - afirmou.

Na área do turismo, João Alberto pretende apoiar a revitalização de todo o centro turístico e histórico de São Luís, tombado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Histórico da Humanidade.

- O centro turístico e histórico foi fundado pelos franceses em 1612, mas está caindo. Precisamos recuperar tudo - frisou o senador eleito.

Já a revitalização, ampliação e modernização do Porto do Itaqui, na capital do estado, é, segundo ele, uma necessidade para que o Maranhão possa conseguir atender a demanda em exportação, que vem aumentando a cada ano.

Para tudo isso, João Alberto destacou a importância de uma atuação em parceria com o governo do Maranhão, do qual fez parte recentemente como vice-governador. O objetivo é um só, conforme explicou:

- Focalizar o Maranhão de hoje com projeção para o futuro, que será o Maranhão rico - concluiu.

Valéria Castanho / Agência Senado