|. HOME .| -->

Jatos da Embraer têm entre 37 e 122 assentos

Empresas estrangeiras que atendem a linhas regionais já compraram jatos da Embraer com capacidade entre 37 e 122 passageiros, número que limita excesso de oferta de assentos em ligações aéreas que têm como origem ou destino regiões com até 20 mil passageiros por ano

Apesar de não ser comum para um passageiro de uma grande companhia aérea brasileira fazer um voo em um avião da Embraer, a empresa tem grande participação no mercado mundial de aeronaves que atendem, principalmente, a linhas regionais. Grandes companhias dos Estados Unidos, da Europa e da Ásia já compraram centenas desses modelos desde meados da década de 1990.

Os jatos da empresa têm capacidade para entre 37 e 122 passageiros, o que limita excesso de oferta de assentos em ligações aéreas de baixa e média densidades (que têm como origem ou destino regiões com até 20 mil passageiros por ano). De acordo com especialistas, os jatos da Embraer apresentam alto desempenho e baixo custo de operação e de consumo de combustível.

No Brasil, apenas a Azul, a NHT, a Passaredo e a Trip já encomendaram aviões da Embraer. Apesar de os recursos do FGE ainda não estarem disponíveis às empresas, em abril de 2009, o BNDES concedeu o primeiro financiamento em reais para que uma companhia aérea nacional, a Azul, comprasse quatro aviões da Embraer.