Atalhos de navegação:
O Senado
3 de dezembro de 2008
[Retorna ?ágina principal do senado] [Alt e '1'] [Página de pesquisas no sítio do senado federal] [Fale com quem mantém o sítio do Senado]

Extensão

Ciclo de Palestras e Seminários

O Programa Ciclo de Conferências busca discutir e debater, com autoridades e especialistas de renome nacional e/ou internacional, grandes temas políticos da atualidade de interesse do Senado Federal e do Poder Legislativo, colaborando, assim, para a integração dos legislativos brasileiros. As conferências são transmitidas pelo sistema de videoconferência para todas as Assembléias Legislativas e Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Eventos realizados:

  • A UNILEGIS e o Legislativo Brasileiro – apresentação pelo Senador Osmar Dias, Presidente da Comissão de Educação do Senado Federal e pelo Professor Heitor Gurgulino de Souza, abordou a importância da criação da Universidade para o Legislativo nos níveis federal, estadual e municipal.
  • A Educação e o Legislativo – apresentação pelo então Ministro da Educação, Prof. Cristovam Buarque, tratou da importância das várias instâncias do Poder Legislativo para a Educação.
  • Reforma Política – ministrada pelo Senador Marco Maciel, abordou os aspectos relativos à reforma política e suas futuras conseqüências.
  • Transparência na Prestação de Contas – apresentação pelo Presidente do TCU, Ministro Valmir Campelo, tratou da importância do processo de prestação de contas para as administrações estaduais e municipais.
  • Panorama Geral das Eleições – ministrada pelo Presidente do TSE, Ministro Sepúlveda Pertence, apresentou um panorama geral antes da ocorrência das últimas eleições municipais.
  • Direito Eleitoral: as novas regras para as eleições 2006, ministrada pelo Dr. Fernando Neves da Silva, ex Ministro do Tribunal Superior Eleitoral, relatou as novas exigências legais para o pleito eleitoral.
  • Pesquisa de Opinião: uma análise quantitativa, proferida pelo Professor Dr. Alberto Carlos Almeida, coordenador de pesquisas eleitorais e de opinião, abordou os conteúdos dos seus dois últimos livros sobre Pesquisa de Opinião e Eleitoral, dúvidas freqüentes como margem de erro e intervalo de confiança, formulação do questionário e análise de dados.
  • 1º Seminário Internacional de Educação a Distância
    Reuniu membros de diversas instituições educacionais nacionais e internacionais que promovem iniciativas de educação a distância, proporcionando o conhecimento de novas experiências nessa área.
Voltar
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 - Fone: (61)3303-4141
Tradutor LIBRAS (http://www.rybena.org.br)Selo da Acessibilidade Brasil