Ano IX - Número 103 - junho - 2009

Utilidade Pública
Colaboração: Jussara Dutra Izac

Cartilha ensina aos idosos como ir ao banco com segurança. Como é que usa?

Foto de homem no caixa eletrônico


Caixas eletrônicos, cartões magnéticos, cheques, transações pela internet. Lidar com os bancos depois de uma certa idade é complicado? A Universidade Aberta da Terceira Idade da UERJ decidiu facilitar a vida dos idosos e ajudá-los a lidar com toda essa parafernália. A Cartilha de Procedimentos Bancários para a Pessoa Idosa traz, inclusive, dicas para evitar  golpes. Além de ajudar o público-alvo, a cartilha serve também de alerta contra o preconceito que ainda ronda os idosos.

Parte do programa de recursos comunitários da Universidade Aberta da Terceira Idade da UERJ, a Cartilha, além de orientar, visa prevenir golpes bancários contra os idosos, que ainda são vítimas em potencial de golpes.

A ideia do projeto é difundir praticas educativas sobre a questão dos direitos da pessoa idosa. “A primeira edição tratou da violência contra a terceira idade, e esta segunda trata dos procedimentos bancários. Com isso, pretendemos ajudar os idosos a continuar participando das ações da sociedade civil, estando eles mais esclarecidos sobre as novas tecnologias que fazem parte do cotidiano de todos", explica Sandra Rabello, coordenadora do projeto e idealizadora da cartilha.

A Cartilha traz todos os esclarecimentos necessários quanto aos procedimentos bancários para a adesão de contratos, produtos e serviços a utilização dos caixas eletrônicos, cartões magnéticos, cédulas, cheque e internet esclarece sobre os golpes do recadastramento bancário, do cartão magnético e o da saidinha. E mostra, entre outras operações, como o idoso deve recorrer à defensoria pública.

Este material informativo tem também o objetivo de democratizar informações que facilitem o cotidiano da pessoa idosa nas instituições bancárias, além de, estimular o bom  relacionamento com as mesmas”, define a idealizadora.

O público-alvo são os idosos, mas o recado é bem mais abrangente. Segundo a corrdenadora, o papel de vítima foi dado ao idoso pela própria sociedade, preconceituosa por excelência. “A sociedade, de forma geral, ainda encontra dificuldades em conviver com o processo acelerado de envelhecimento. E por não saber lidar com isso, acaba fortalecendo o preconceito de que o cidadão idoso não pode mais participar das decisões e ações existentes no contexto social”, afirma.

Link para a Cartilha: http://www.crde-unati.uerj.br/cpe/cartilha.pdf


Fonte: www.maisde50.com.br - publicada em 27/04/2009 - Por Maria Fernanda Schardong
Imagem: www.ururau.com.br/

ATENÇÃO: A responsabilidade deste artigo é exclusiva de seu respectivo autor (fonte).

 

Nossa Gente
Diretora: Doris Marize Romariz Peixoto | Idealizador do Jornal: Wagner Fraga Friaça
Editora: Jussara Dutra Izac | Revisão: Lívia Abreu | Diagramação: Jussara Dutra Izac e Camila Sá |
Projeto de Interface Gráfica:
João Luiz Paulúcio | Espaço Cultural: Célia Regina França Pessoa | Reportagens: Silvio Hauagen Soares, Monica Monteiro Cocus, Camila Sá e Lívia Abreu | Consultoria Técnica: João Luiz Paulúcio, Kendy Aparecido Osiro,
Marcos Brício Dolher e Carlos Alberto da Silva Pinheiro

Endereço: Senado Federal - Anexo I - 10º andar - sala 05 Telefone: 55 ( ) 61 - 3303.2886 - E-mail: pessoal@senado.gov.br