Cursos
Introdução às Relações Internacionais II
PRÉ-MATRÍCULAS
Curso em fase de atualização de conteúdo.
1.INÍCIO/DURAÇÃO
Início previsto para o 2º semestre de 2010. O curso tem duração de três meses.
2.CARGA HORÁRIA
35 horas
3.OBJETIVO GERAL
Instruir os alunos em aspectos de relações internacionais que lhes permitam a eficiente aplicação em suas atividades de assessoria parlamentar ou governamental.
4.CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Módulo I - A Sociedade Internacional Contemporânea: características; O Sistema Jurídico Internacional; Organizações Internacionais (ONU, OEA, OMC, OIT, FMI, BIRD, BID, outras Organizações); O Sistema Econômico Internacional e a Globalização; Processos de Integração: Grandes Blocos Políticos e/ou Econômicos - Estudos de Caso (ALCA, NAFTA, MERCOSUL, UNIÃO EUROPÉIA, Comunidade Andina, APEC).
- Módulo II - O Sistema Político Internacional – Idéias e Ideologias; A Guerra e as Relações Internacionais; O Brasil e as Relações Internacionais; As Relações Internacionais e a Constituição Brasileira; O Poder Legislativo e as Relações Internacionais.
5. PÚBLICO-ALVO
Servidores dos legislativos federal, estadual, municipal e distrital, dos órgãos conveniados, dos parlamentos de língua portuguesa e do Mercosul e público em geral.
6. MODALIDADE / MEIO
A distância, através da Internet, com acompanhamento de um Professor-Tutor. A interação entre o tutor e os alunos ocorre por meio da plataforma educacional do ILB.
7.MATERIAL DIDÁTICO
Disponibilizado no ambiente eletrônico do curso, para ser impresso pelo aluno.
8.PRÉ-REQUISITOS
- Acesso à internet, conta de correio eletrônico e processador de textos compatível com documentos do Microsoft Word.
- É recomendável que o aluno esteja ao menos cursando o ensino superior e tenha disponibilidade de leitura e estudo do material de, pelo menos, cinco horas por semana.
- Ter sido aprovado no Curso de Introdução às Relações Internacionais I, oferecido pelo ILB.
9.CONTEUDISTAS
Joanisval Brito Gonçalves, Tiago Ivo Odon e Dario Alberto de Andrade Filho
10.COORDENADOR
Valéria Maia e Souza
11. TUTORES
A confirmar.
12.CERTIFICADO ON-LINE
Conseguindo desempenho suficiente nas atividades programadas, você estará apto à certificação. Você terá a opção de imprimir o CERTIFICADO e uma DECLARAÇÃO com o conteúdo programático. Poderá também salvar o arquivo, para posterior impressão.
13.ATENÇÃO:
- É permitida a matrícula em apenas um curso com tutoria a cada vez. Somente após a conclusão deste, o sistema liberará acesso a outro curso.
- No caso de desistência, nova matrícula poderá ser liberada somente após 6 meses a partir da data de matrícula original.
14.FALE CONOSCO:
Subsecretaria de Pesquisa e Desenvolvimento, Estudos e Projetos
INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO
Via N-2 , Unidade de Apoio V - Senado Federal
CEP: 70165-900 Brasília - DF
E-mail: ilbead@senado.gov.br
Fone: (61) 3303-1684
Voltar