
Brasília – O senador Valdir Raupp (PMDB/RO) e a deputada federal Marinha Raupp (PMDB/RO) estiveram com o ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/ PR), Moreira Franco, para solicitar a inclusão dos aeroportos de Guajará Mirim e Costa Marques no Plano de Investimento em Logística de Aeroportos do Governo Federal.
De acordo com o Plano serão beneficiados nessa primeira fase 270 aeroportos regionais no país, sendo que Rondônia receberá investimentos de R$ 83 milhões. O programa visa ampliar o acesso da população brasileira a serviços aéreos, com o objetivo de que 96% da população brasileira esteja a menos de 100 km de distância de um
aeroporto apto ao recebimento de voos regulares.
Marinha Raupp ressaltou a importância da inclusão dos aeroportos no Plano para a região. " O Governo Federal vai arcar com a reforma dos aeroportos e o Governo Estadual ou Municipal poderão seguir o modelo
de concessão adotado pelo Governo. Os investimentos incluirão a reforma e construção de pistas, melhorias em terminais de passageiros, ampliação de pátios, revitalização de sinalizações e de pavimentos, entre outros", frisou Marinha.
Os planos de investimentos obedecerão as seguintes fases: diagnóstico da infraestrutura e da gestão dos eródromos; elaboração do programa de necessidades de investimento e de projetos conceituais e termos de
referência de equipamentos. A deputada e o senador anunciaram em dezembro de 2012 que os aeroportos de Porto Velho, Guajará - Mirim, Ariquemes, Pimenta Bueno, Vilhena, Ji – Paraná e Cacoal serão contemplados pelo Plano.
Para o senador Raupp, caso os aeroportos sejam incluídos no Plano as companhias aéreas que operam voos regionais receberão incentivos e subsídio para que novas rotas sejam criadas. "O plano garante subsídios e incentivos, além de isentar de tarifas aeroportuárias os aeroportos com até 1 milhão de passageiros ano, o que garante desenvolvimento e integração de nossa região de fronteira", disse.
Segundo o ministro Moreira Franco a região fronteiriça é uma das prioridades do Governo Federal e por isso levará a solicitação dos parlamentares de Rondônia para o aval do Executivo e posterior implementação.
Carros de Combate a Incêndio
Os parlamentares também solicitaram que os aeroportos de Guajará Mirim
e Costa Marques também fossem beneficiados com carros de combate a
incêndio, que garantem o aumento de capacidade de transporte de
passageiros. "Para que nossa região seja atendida com mais vôos, era
necessária a compra de novos carros de combate a incêndio e por isso
atuamos junto a SAC para a garantia e liberação desse recurso", frisou
Marinha Raupp.
No final de 2012, a deputada com apoio do senador Valdir Raupp
(PMDB/RO) garantiu o empenho na Secretaria Nacional de Aviação Civil
(SAC) de R$ 4.979.500,19 para a aquisição de 3 carros contra incêndio.
Os carros serão usados nos aeroportos de Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena.
Nos próximos meses a SAC enviará bombeiros para oferecer cursos de
capacitação aos bombeiros de Rondônia para operar os carros de combate
a incêndio já adquiridos.
Bruno Góes
Assessor de Comunicação
Deputada Marinha Raupp(PMDB/RO)
61 - 7814 0128
61 - 3215 3614