MENU
REDES SOCIAIS
BOLETIM INFORMATÍVO
Nome E-mail

Raupp: ondas no Rio Madeira afetam operação portuária


22/05/2012


O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) pediu às autoridades competentes solução para a paralisação das atividades portuárias em Porto Velho, devido a ondas no rio Madeira, formadas pela abertura de comportas da hidrelétrica de Santo Antônio.

– É um fenômeno novo, que ocasionou a paralisação parcial das operações portuárias de segunda-feira, dia 14, até ontem, dia 17, e hoje, dia 18, foram completamente paralisadas todas as operações no porto de Porto Velho. Solicito ao presidente da Antaq, ao presidente da Aneel e da Ana que efetuem uma fiscalização nas obras da usina de Santo Antônio e procurem encontrar uma solução para esse fato novo que está ocorrendo no rio Madeira, explicou.

Em aparte, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) disse que o problema está se agravando, tendo ocorrido na noite de quinta-feira o rompimento de um cabo de aço do píer utilizado para o carregamento de balsas com soja e outros produtos.

A solução em médio prazo, informou Valdir Raupp, será a construção de eclusas e do novo porto. No entanto, ele ponderou que tais medidas levarão pelo menos dois anos.
– Até lá, temos que encontrar uma solução – disse, ao reafirmar a importância das novas usinas para o desenvolvimento da região. O senador explicou que ao final de todas as obras em curso, será possível a navegabilidade desde o Mato Grosso até o mar.

Raupp ainda saudou, durante seu discurso, o lançamento de editais para restauração da BR 364. Ele disse que está confiante na solução definitiva da transferência para quadros da União de servidores contratados quando Rondônia ainda era território.

Agência Senado


Agência Senado

Ala Senador Teotônio Vilela, gab. 25 - CEP 70165-900 - DF / Rua Tenreiro Aranha 3313 Bairro Olaria - RO Tel.: (61) 3311-2252 / (61) 3303-2253