
O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) comentou, nesta terça-feira (6), a série de reportagens publicadas pelo jornal Gazeta do Povo, que revelam o alto Ãndice de violência e a evidente impunidade dos criminosos na capital paranense.
De acordo com as reportagens citadas por Sérgio Souza, Curitiba teve 5.806 homicÃdios entre 2004 e 2013, mas somente 1.314 chegaram até o Poder Judiciário na forma de ação penal. "Isso quer dizer que 4.492 casos de assassinatos ocorridos em nove anos no estado do Paraná estão sem solução. Em outras palavras, o Ãndice dos casos que chega à Justiça é tão somente de 23%", afirmou.
A fim de comparar a situação de Curitiba com a de outros paÃses, Sérgio Souza citou dados da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública do Brasil (Enasp) que mostram que o porcentual de resolução desse tipo de crime chega a 65% nos Estados Unidos, 80% na França e 90% no Reino Unido.
"Fica evidente a sensação de impunidade na população e, pior do que isso, a mensagem transmitida aos assassinos é de que as chances de serem presos são reduzidas o que, usualmente, se transforma no incentivo à prática de novos delitos de gravidade semelhante", disse.
O senador explicou que o jornal analisou, ao longo de 18 meses, inquéritos policiais e processos penais referentes a mil assassinatos cometidos na capital. Ele informou que, após o homicÃdio, a polÃcia civil leva em média três meses para a instalação do inquérito e para ouvir a primeira testemunha, tempo que, para o senador, pode ser decisivo para o insucesso de uma investigação.
O parlamentar acrescentou que o levantamento feito pelo jornal mostra, além da lentidão na busca por testemunhas, a falta de capacidade para analisar provas e a falta de estrutura humana e de equipamentos das autoridades policiais. "A verdade é que, muitas vezes, pequenas falhas podem comprometer toda a investigação de um assassinato e, neste contexto, foram apresentadas pelo jornal nove situações que demonstram problemas que dificultam a conclusão dos mil processos analisados", disse.
Foto: Agência Senado