Brasilia - O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) solicitou informações das autoridades da Secretaria Estadual de Segurança Pública e da PolÃcia Federal a respeito da invasão por indÃgenas na madrugada da quarta-feira da fazenda Buriti, do Dr. Ricado Bacha, em Sidrolândia. Cerca de 80 Ãndios armados teriam ocupado parte dos 300 hectares da terra. Na ocasião, os Ãndios terenas também tomaram por completo as fazendas Santa Helena, Querência São José e Cambará, ocupadas desde o inÃcio do ano.
Segundo Figueiró, o secretário de segurança, Wantuir Jacini, e o superintendente em exercÃcio da PF, Rodrigo de Andrade Oliveira, asseguraram estar tomando todas as providências efetivas para o cumprimento da ordem judicial de reintegração de posse destas propriedades, não só para garantir o cumprimento da medida, como também para que não haja conflito entre Ãndios e não-Ãndios.
Após as conversas por telefone, o senador Ruben Figueiró afirmou estar confiante de que será restabelecida a tranquilidade na região. "Estou atento ao desenrolar desse lamentável episódio com o propósito que sempre defendo no Senado da República para que o direito legÃtimo de propriedade, como é o caso do Dr. Ricardo Bacha, seja respeitado e que os Ãndios tenham a compreensão de que só com respeito à legalidade poderão atender aos reclamos de sua cultura e modo de vida", disse Figueiró.
O senador ainda lamentou a informação que recebeu de que os Ãndios terenas estariam invadindo propriedades industriados pelo CIMI com a conivência da Funai, "fatos que alimentam o clima de conflito extremamente preocupante", disse.
Assessoria de imprensa