Os senadores Ruben Figueiró (PSDB-MS) e DelcÃdio do Amaral (PT-MS) reuniram-se com o presidente do Ibama, Volney Zanardi Júnior, e técnicos do órgão, na noite desta quarta-feira (07/08), para conversar sobre a necessidade de desassoreamento do Rio Taquari.
Eles relataram a situação de degradação ambiental e a urgência em iniciar o processo de recuperação e solicitaram o apoio do Ibama. "Não deixe que nós ‘comemoremos’ o cinquentenária da degradação", ironizou o senador Ruben Figueiró ao relatar que tenta encontrar alternativas para o problema que se arrasta há mais de 30 anos, desde quando era deputado federal, na década de 80.
O senador DelcÃdio do Amaral reclamou que a polÃtica ambiental brasileira não olha para o Pantanal. "Estamos pedindo socorro para ver se começamos a encaminhar uma solução definitiva para essa questão. Hoje carregamos um pesadelo que é o Taquari", lamentou.
O presidente do Ibama disse que o órgão tem atuação técnica de controle e não de preservação e que não trata da coordenação de projetos. Mas ressaltou que entende a importância do Pantanal.
Ele sugeriu uma reunião de trabalho com o governo de Mato Grosso do Sul já na próxima semana para identificar como será realizado o processo de recuperação e dragagem. "Quantos quilômetros serão dragados, aonde, que tipo de informação será necessária para liberar o licenciamento ambiental? Precisamos trabalhar em cima do projeto final para poder materializar o processo", disse. Recentemente Volney Zanardi Júnior sobrevoou a região do Taquari para ter conhecimento da dimensão do problema ambiental.
Assessoria de imprensa