06/08/2013Aprovado projeto que fixa em 2 anos mandato de cartolas do futebol
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou hoje, 06, projeto de lei do senador Mário Couto (PSDB-PA), que fixa em dois anos o mandato de presidente das federações estaduais de futebol filiadas à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), admitindo-se a reeleição por um único perÃodo.
O projeto recebeu parecer favorável da relatora, senadora LÃdice da Mata (PSB-BA), em caráter terminativo, portanto sem necessidade de ir à discussão e votação em plenário. A matéria será encaminhada à Câmara dos Deputados, para apreciação. À proposição de Mário Couto foi juntado projeto do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que impede a candidatura de cônjuges e parentes de diretores ocupantes de cargos.
Mário Couto comemorou a aprovação do seu projeto e acredita que na Câmara também não encontrará dificuldades diante da importância da matéria para acabar com a intenção dos cartolas do futebol de se perpetuar no poder, a exemplo do que ocorre em vários Estados, inclusive no Pará.
"Tornou-se medida imperativa a regulamentação do mandato de presidente de federação estadual de futebol, em face de que a falta de uma lei dessa ordem tem permitido que as federações sobrelevem seus estatutos para, de forma extremamente hedionda, propiciar verdadeiros absurdos, a exemplo de inúmeros estados cujos presidentes se eternizam no poder", argumenta Mário Couto, em seu projeto.
Fonte: Assessoria de Imprensa
