SENADORA MARIA DO CARMO DESTACA PROJETO QUE GERA AMPARO AO IDOSO


24.01.2012

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) destacou a iniciativa do colega senador Demóstenes Torres (DEM-GO) de propor uma Emenda à Constituição (PEC) conferindo prioridade no amparo aos idosos pelo Estado, pela família e pela sociedade. A matéria, que já está pronta, aguarda aprovação do plenário do Senado.

“É uma matéria de suma importância, uma vez que a expectativa de vida do brasileiro tem aumentado a cada ano”, ressaltou Maria, observando que esse, por sinal, foi um dos motivos usados pelo autor da propositura.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1991, as pessoas acima de 65 anos correspondiam a 4,8% da população. Agora, de acordo com o senso de 2010, elas já representam 7,4% dos brasileiros. A Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos.

Se o Legislativo aprovar essa mudança, que tem parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Torres diz que o Brasil estará construindo um quadro jurídico e fático muito mais apto a oferecer um futuro promissor à velhice.

 

 

 

 


 

Informações fornecidas pelo Gabinete da Senadora