MARIA PARTICIPA DE ESCOLHA DE PERSONALIDADES QUE RECEBERÃO COMENDA NO SENADO


10.11.2011

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) participou da eleição que ajudou a escolher as cinco personalidades que serão agraciadas com a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara.

A escolha foi feita pelos membros do Conselho da Comenda Dom Helder Câmara de Direitos Humanos e entre os eleitos está Dom Eugênio de Araújo Sales, arcebispo-emérito da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, cuja indicação foi feita pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

“Foi uma eleição bastante difícil porque todos os nomes colocados para a escolha dos senadores, possuíam destacadas biografias e participação efetiva a favor dos direitos humanos no Brasil”, destacou a senadora sergipana, ressaltando que a Comenda Dom Hélder Câmara é conferida pelo Senado Federal àqueles que se destacaram na defesa dos direitos humanos no país.

A primeira escolha ocorreu em 2010. Neste ano, destacou Maria do Carmo, foram avaliadas 35 indicações feitas pelos parlamentares e, entre elas, seis foram eleitas, sendo que uma delas  é in memorian.

“A comenda é uma forma de o Senado reconhecer a luta desses homens e mulheres que lutam em favor dos mais oprimidos, de modo a garantir cidadania e condições de igualdade a todos os cidadãos. É a árdua luta em defesa dos direitos humanos”, afirmou a parlamentar, que integra o Conselho.

 


 

Informações fornecidas pelo Gabinete da Senadora