MARIA DO CARMO APROVA EMENDA DE 110 MILHÕES

03/12/03

A proposta de emenda ao Orçamento Geral da União apresentada pela Senadora Maria do Carmo Alves foi aprovada na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal e teve seu valor aumentado para 110 milhões. O subprojeto de iniciativa da parlamentar visa destinar verbas para a manutenção de casas para a recuperação de dependentes químicos.
Maria do Carmo, que desde muito se preocupa com as problemáticas ligadas a família, considera a dependência química como álcool e as drogas um dos principais fatores responsáveis pela desagregação do núcleo familiar e reputa de fundamental importância o apoio governamental para a recuperação dos que padecem destes males. A senadora destacou, ao justificar suas intenções, especial preocupação com o caso dos jovens que merecem ter a chance e a oportunidade de corrigir o rumo de suas vidas.
Ao citar os bons trabalhos existentes no país na recuperação de dependentes químicos a parlamentar ressaltou o exemplo da Fazenda Esperança. A instituição já tem 22 comunidades terapêuticas espalhadas pelo país, inclusive em Sergipe, e em 2004 planeja instalar mais duas fazendas nos estados do Pará e Minas Gerais para poder ampliar sua capacidade de internação, atualmente em 1000 jovens. Com o espantoso índice de 85% de recuperação, o trabalho da Fazenda Esperança vai mais além, mantendo grupos de apoio integrando para o suporte humanos e espiritual aos recuperados.
A emenda foi enviada para Comissão Mista de Orçamento para, a seguir, ser apreciada no plenário do Senado Federal.

Informações fornecidas pelo Gabinete da Senadora