Artigos

Entrevistas

A voz de Lúcia Vânia no Senado

Publicações



Conheça a Senadora


 

Quem é a Senadora Lucia Vânia

 

Lúcia Vânia foi a primeira mulher deputada federal por Goiás e também a primeira secretária de Assistência Social no governo Fernando Henrique Cardoso, cargo em que implantou a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

A Loas representou um importante passo para criar condições de sobrevivência para os brasileiros que eram, até então, marginalizados. Pela primeira vez na história deste País, o deficiente físico e mental com deficiência severa e profunda e o idoso, a partir dos 67 anos, passaram a receber um benefício de um salário mínimo, que hoje atende mais de 1,8 milhão de pessoas. Assim, retirou-se a assistência social da caridade, da troca e do favor para transformá-la em uma política pública.

Preocupada com a questão do trabalho infantil, Lúcia Vânia também foi responsável pela implantação do programa Bolsa Criança Cidadã que deu origem ao Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), levando as crianças e adolescentes do trabalho para as salas de aula.

Agora como primeira senadora por Goiás, eleita por mais de um milhão de votos, Lúcia Vânia cobra da tribuna do Senado a execução do Peti. O orçamento federal para 2004, por exemplo, não previu recurso algum para o Agente Jovem, programa que complementa o Peti ocupando o aluno no horário em que ele não está na escola.

Visão Social

Na condição de ex-secretária Nacional de Assistência Social e ex-presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado, é uma crítica ferrenha da política social do governo Lula:

"Minha experiência acumulada de 25 anos nesta área me habilita a emitir uma avaliação técnica das mudanças propostas. Encerramos o ano com um misto de frustração e perplexidade diante do expressivo fracasso na área social, onde se esperava que o PT colhesse os melhores resultados. Trata-se de uma agenda antiga, marcada pela inconsistência na formulação dos programas, falta de cuidado no diagnóstico, total desprezo pela eficiência da gestão e descompromisso com resultados".

Defesa de Goiás

"O Centro-Oeste só quer ser respeitado politicamente", defende com garra a senadora.

Para brigar pelos interesses da região, Lucia Vânia abusa da simpatia e de sua capacidade de articulação. Mas não hesita em comprar briga se for necessário. Ou de chegar às lágrimas, como aconteceu no recuo do acordo nas cotações da Reforma Tributária.

A senadora não conseguiu conter a indignação durante a reunião realizada no dia 11 de dezembro de 2003 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que votava as emendas de Plenário à reforma tributária. Mesmo sendo suplente na CCJ, a tucana não arredou pé da sala, na briga por um tratamento mais justo para o Centro-Oeste. Sua atitude provocou uma reunião de emergência convocada pelo líder do governo, Aloísio Mercadante, para encontrar um acordo capaz de atender a região.

Lúcia Vânia coordenou a Comissão de Endividamento dos Estados do Centro-Oeste e do Distrito Federal e foi escolhida vice-presidente da Frente Parlamentar do Centro-Oeste na discussão da reforma tributária.

Recentemente presidiu a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), onde conduziu com maestria o processo de recriação da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO) e a criação do Banco de Desenvolvimento do Centro-Oeste (BDCO).

 

Gabinete da Senadora Lúcia Vânia
Ala Senador Teotônio Vilela - Gabinete 16 - Anexo II - 70165-900 - Brasília-DF
Tel.: (61) 3303-2844 - Fax: (61) 3303-2868
e-mail: lucia.vania@senadora.gov.br
www.senado.gov.br/luciavania