15/04/2013
Lúcia Vânia toma posse na Ouvidoria do Senado A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) toma posse, nesta terça-feira (16/4), como nova ouvidora-geral do Senado Federal. A solenidade ocorrerá na sala de audiências da Presidência do Senado, às 11h30.
Indicada para ser titular do órgão pelo presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), a parlamentar goiana é a primeira mulher a assumir o cargo. Ela sucede o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que esteve à frente da Ouvidoria no biênio 2011-2012.
Nesse período, a Ouvidoria recebeu um total de 5.632 manifestações, que chegaram por meio dos diferentes canais de comunicação: portal, carta postal e o serviço Alô Senado. Todas as manifestações, que foram respondidas dentro do prazo regimental de 30 dias, têm servido de indicadores no aprimoramento dos serviços legislativos e administrativos do Senado Federal.
Para o biênio 2013-2014, a nova ouvidora-geral do Senado pretende, entre outras ações, fortalecer o papel do órgão dentro e fora da Casa e ampliar a participação popular, estimulando a sociedade a estreitar a relação com o poder legislativo, por meio do envio de críticas, elogios, denúncias e sugestões.
De acordo com Lúcia Vânia, a Ouvidoria do Senado "é uma das mais importantes expressões do exercício da cidadania e, nesse sentido, vamos criar mecanismos para encorajar o cidadão a falar cada vez mais, pois queremos e precisamos ouvir o que ele tem a dizer".
Criada em 2005, a Ouvidoria foi regulamentada e implantada em 2011. A indicação do titular do órgão não precisa de aprovação do Plenário. O mandato para o cargo é de dois anos.
Visite o portal da Ouvidoria do Senado Federal, acessando: http://www.senado.gov.br/senado/ouvidoria/
Voltar