JAYME RECORDA INFÂNCIA NO ANIVERSÁRIO DE VÁRZEA GRANDE
16/05/2013

Ao homenagear o município de Várzea Grande pelos seus 146 anos de fundação, nesta quarta-feira (15), o senador Jayme Campos (DEM-MT) comparou a cidade a uma nação. "Para mim, o amor à pátria começou nos limites do quintal de meu lar, onde aprendi, com meus pais, o respeito aos símbolos nacionais, a devoção às causas populares e, sobretudo, o orgulho de ser brasileiro", disse.
O senador lembrou que Várzea Grande surgiu como um acampamento de prisioneiros da Guerra do Paraguai e que, nestes anos, transformou-se num dos principais polos de desenvolvimento de Mato Grosso. "Somos hoje uma síntese do país... Muitos sonhos, muitos sotaques, muita esperança; mas, infelizmente, também convivemos com inúmeras contradições sociais: com a miséria, com a violência urbana, com a falta de investimentos em infraestrutura e com uma administração municipal confusa e leniente", reconheceu o parlamentar.
Para demonstrar sua crença no futuro da cidade, Jayme foi taxativo ao dizer: "Acreditamos em Várzea Grande, como acreditamos em nós mesmos: ela é nosso abrigo... o lugar onde reconhecemos nossos semelhantes, onde nos olhamos como irmãos e onde nos sentimos em casa.
Deixando-se levar pela emoção, Jayme ainda lembrou que, para ele, sua pátria "tem sabor de doce de caju, de bolo de arroz e de mojica de pintado". E foi profundo ao traçar uma imagem afetiva de suas recordações: "Para mim, Várzea Grande é o rio que nunca se cansa de cumprir seu destino, é o sol que alimenta a natureza com seu generoso calor, é o céu de azul límpido e cristalino, é o sotaque melodioso de meus vizinhos, com suas cadeiras arrumadas nas calçadas nos fins de tarde".
Assessoria de Imprensa
Voltar
Endereço: Ala Sen Afonso Arinos - Gab 11
Telefone: (61) 3303-4061
Fax: (61) 3303-2973