O senador Ivo Cassol apresentou requerimento de urgência no exame do projeto (PLC 2/13) que dispõe sobre as tabelas de salários, vencimentos, soldos e demais vantagens aplicáveis aos servidores civis, militares e empregados oriundos do ex-território de Rondônia, elevado à condição de estado pela Constituição de 1988. O requerimento também foi assinado por Valdir Raupp (PMDB-RO).
Ao discursar na Tribuna do Senado, Cassol lembrou que um acordo entre o governo, a bancada estadual e sindicatos de Rondônia deu origem ao projeto, da Presidência da República. Com a aprovação da proposta, os servidores do ex-território terão a oportunidade de decidir se querem fazer parte do quadro estadual ou permanecer no quadro federal em extinção.
Ivo Cassol apelou ainda à ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para que o governo assuma os encargos sociais da proposta, que, em sua avaliação, terá efeitos positivos para a ¬população de Rondônia. O texto deverá ser votado pelo Plenário do Senado na seção desta quinta-feira (14).