Reunião prefeitos com ministra Ideli Relações Institucionais
No final da tarde, início da noite aconteceu mais uma importante reunião, desta vez com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvati, no Palácio do Planalto, para tratar da liberação de emendas parlamentares diretamente para as prefeituras adquirirem máquinas e equipamentos rodoviários (tratores, motoniveladoras, patrolas, retroescavadeiras e caminhões).
Os prefeitos e prefeitas presentes expuseram à ministra a triste situação que se encontram as máquinas destinadas à conservação das estradas municipais, fato que aliado à falta de recursos devido à queda da arrecadação e dos repasses federais, praticamente inviabiliza a compra de máquinas novas e em muitos casos nem compensa recuperar as máquinas e caminhões usados.
A prefeita Sônia de Souza, de Jaru, explicou que é praticamente impossível fazer a manutenção dos mais de 2.200 quilômetros de estradas rurais em seu município, praticamente a distância entre Brasília e Jaru, com apenas 3 máquinas e dois caminhões. "Qualquer ajuda será muito bem vinda, ainda mais sendo máquinas novas, que não darão manutenção. Quero aqui agradecer ao senador Ivo Cassol pela iniciativa de destinar emendas parlamentares diretamente aos municípios, vamos fazer a nossa parte", disse ela.
A ministra confirmou que os recursos serão liberados no início de agosto, e que é importante que as prefeituras não estejam inadimplentes junto ao Governo Federal. "Os recursos estarão disponíveis, vocês já podem começar o processo de compra das máquinas", afirmou Ideli.
Para o senador Ivo Cassol a liberação das emendas é fundamental, já que praticamente todos os municípios estão enfrentando dificuldades financeiras e qualquer recurso é importante. "Eu estou trabalhando para levar recursos para todos os municípios, independente da cor partidária do prefeito", disse Cassol.
Estavam presentes os prefeitos Padre Franco (Cacoal), Gislaine Clemente (São Francisco do Guaporé), José Rover (Vilhena), Sônia de Souza (Jaru), Maria de Lourdes Alves (Presidente Médici), Airton Gomes (Cerejeiras) e Zenildo Santos (São Miguel do Guaporé).