Reunião com ministro da agricultura
O senador Ivo Cassol participou de diversas reuniões, juntamente com a bancada federal e prefeitos, com diversos ministros em Brasília nesta quarta-feira, 10 de julho.
Pela manhã, antes do encontro dos prefeitos com a presidente Dilma Roussef na "Marcha dos Prefeitos", prefeitos, deputados e senadores se reuniram com o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, para tratar da construção ou locação de armazéns da CONAB no estado, uma vez que existe uma grande carência de armazéns e silos para grãos.
Segundo o ministro, foram selecionadas 20 regiões deficitárias de armazéns, e por contingencionamento do Governo Federal apenas 10 seriam atendidas. O município de Cerejeiras, no Cone Sul - região que mais produz grãos no estado, estava entre os 20 iniciais mas acabou cortado e não recebeu nenhum armazém, o que motivou a reunião.
Segundo dados apresentados, a saca do milho está sendo vendida pelo produtor por R$ 10,00, preço considerado baixo e que não compensa o plantio, já que a mesma saca pode ser comprada por R$ 24,00 nos armazéns do estado do Mato Grosso. "Os produtores não tem onde guardar o milho e muitos estão tombando a terra com as espigas no pé, não temos armazéns e nem silos para guardar a produção, dá tristeza de ver", explicou o prefeito de Cerejeiras, Airton Gomes.
O senador Ivo Cassol destacou que por falta de ração e milho estocado não foi possível ainda a instalação de um frigorífico suíno na região de Cerejeiras e granjas avícolas na região de Espigão D’Oeste. "Temos terra de excelente qualidade, mecanizável e mercado, mas não temos onde guardar a produção, que muitas vezes fica no terreiro sobre uma lona e apodrece", disse.
Também foi solicitado ao ministro fiscalização do órgão para emitir o selo de inspeção federal (SIF) ao frigorífico de Rolim de Moura, o que será providenciado ainda este ano, segundo o ministro Antônio Andrade.