Notícia
Diferentes pontos de vista. Um propósito
12/06/2013
DANYLA MARTINS
Empresários brasileiros, e especificadamente, goianos exercem uma liderança como um agente de fortalecimento da sociedade e, também estão migrando para uma nova área – como agentes polÃticos. O empresariado entra no ambiente polÃtico com o discurso de fazer a diferença também nessa área. A trajetória da formulação da polÃtica brasileira sinaliza mudanças relacionadas aos perfis dos ingressantes da vida pública, além de médicos, advogados, os empresários que ficavam nos bastidores da polÃtica como investidores e possÃveis patrocinadores, estão se aventurando e tomando a frente, construindo carreira polÃtica.
Conciliação
Vanderlan Cardoso, que recentemente, se filiou ao PSB, vem da área empresarial do ramo alimentÃcio e higiene pessoal. Em eleições anteriores, na época, filiado ao Partido da República (PR) foi prefeito de Senador Canedo de 2005 a 2012. Em 2010, foi candidato ao governo do Estado de Goiás, também pelo PR, a denominada Nova Frente, porém não obteve êxito. Quanto à vida pública, Vanderlan Cardoso entrou para a polÃtica impulsionado pelo deputado federal Sandro Mabel, amigo e parceiro empresarial, de quem partiu o convite. A partir deste ponto, o empresário disputou pleitos eleitorais e continua na atividade polÃtica e é cogitado como possÃvel candidato a governador do Estado para as próximas eleições em 2014.
Cogitado como pré-canditado ao governado do Estado, Vanderlan Cardoso afirmou que é possÃvel manter uma conciliação positiva entre as atividades polÃticas e empresariais. De acordo com Vanderlan, assim que decidiu se lançar como candidato em 2004, foi feira uma reestruturação nas empresas de forma que houvesse uma administração estratégica, mediante cargos que comandassem os negócios. "São ações completamente separadas, não há vÃnculo de influência, porém consigo estar por dentro das movimentações mesmo em um compromisso polÃtico", explicou. Vanderlan salienta que hoje com os meio eletrônicos é possÃvel controlar e estar ciente dos assuntos empresariais independente do local que esteja. "Damos diretrizes, é possÃvel conciliar, com interesses diferentes", pontuou.
Mabel
O deputado federal Sandro Mabel (PMDB), por formação é administrador de empresas, o que lhe conferiu liderar a empresa Mabel, produtora de biscoistos, por mais de duas décadas, enquanto presidente do Conselho de Administração do Grupo Mabel, sendo um dos responsáveis pela consolidação do primeiro parque industrial da empresa em Aparecida de Goiânia e da marca no mercado nacional e internacional. Deputado federal em 4º mandato é também empresário e administrador de empresas. Com a experiência de deputado estadual e dirigente sindical patronal, possui uma surpreendente capacidade de articulação e negociação. Sua primeira eleição para a Câmara Federal ocorreu em 1995.
Balestra
Representando o PP, e sendo o presidente do partido no Estado, Roberto Balestra exerce seu sétimo mandato na Câmara dos Deputados e está incluso no time dos empresários. Após 30 anos como produtor de álcool em Inhumas, na Fazenda Limeira, Roberto Balestra decidiu afastar-se da atividade industrial e vendeu a Centroalcool S.A. para um grupo empresarial de São Paulo e EspÃrito Santo. O empresário chegou a plantar 16 mil hectares de cana em sua fazenda, em Inhumas. Filho de fazendeiro, Roberto Balestra ainda é produtor de lei e criador de gado nelore. Na polÃtica, em 1987 já era deputado federal constituinte.
Afastamento
Em Goiás o senador Wilder Morais (DEM) exercerá o mandato até 2018. Empresário, natural de Taquaral (GO) Wilder Morais entrou como um novato na polÃtica, porém conhecido no Estado. Em 2009, o senador e dois sócios receberam o então senador Demóstenes Torres, que foi à empresa lhe convidar para ser seu primeiro suplente nas eleições de 2010. Na biografia do senador consta que Demóstenes argumentou que precisava de alguém de bom rela-cionamento com os empresários e com trajetória de isenção e sucesso, posteriormente o convite foi aceito.
Enquanto Wilder Morais era suplente, em 2011, o governador de Goiás, Marconi Perillo, lhe convidou para assumir a Secretaria de Estado de Infraestrutura, cargo que exerceu durante 17 meses, para depois ocupar o cargo de senador substituindo Demóstenes Torres, que teve o mandato cassado. O senador explicou que não se esquece das origens e das dificuldades que enfrentou. "Por isso, carrego um sonho de ver a realidade de nossos municÃpios ser diferente: com menos desigualdade e com oportunidades para todos. Como empresário, pude perceber também as dificuldades enfrentadas pelo setor produtivo, sendo a falta de projetos, a burocracia e a péssima infraestrutura os principais entraves que precisam ser vencidos", reforçou.
Quanto a vida empresarial, Wilder Morais afirmar que o Supremo Tribunal Federal (STF) é claro quanto ao posicionamento do polÃtico. "Desde que assumi o meu primeiro cargo público, me afastei da gestão de minhas empresas para me dedicar a polÃtica", afirmou.
Conforme mencionou o senador, os conhecimentos que adquiriu como empresário permitiu que visualizasse soluções para muitos dos problemas do setor produtivo que se enfrenta. De acordo com o senador, a forma polÃtica em que atua não tem interferência com a polÃtica, porém antes de ser empresário já se preocupava com os problemas de seu municÃpio. "Por isso resolvi estudar e vencer, para hoje iniciar uma carreira polÃtica"', ressaltou. Wilder Morais, frisou que no meio polÃtico tudo exige muito tempo se comparado à vida privada, onde tempo é dinheiro.
Cyro Miranda
O senador Cyro Miranda (PSDB), suplente do governador Marconi Perillo, pretende renovar seu mandato por mais oito anos nas próximas eleições, apesar da dificuldade de não ter uma base polÃtica no Estado. O empresário das áreas de comércio e indústria entrou para a polÃtica em 2006 como primeiro suplente do governador e assumiu o mandato em 2010, com a renúncia de Perillo que assumiu o governo do Estado. Ligado aos movimentos empresariais, Cyro foi dirigente classista da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg) e da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial) e do Fórum Empresarial, entre outras entidades.
Friboi
O empresário José Batista Júnior, o Júnior Friboi participava do conglomerado JBS, que ajudou a fundar juntamente com seus pais e os irmãos.
Para entrar na vida polÃtica, Friboi desligou-se da empresa, e já se colocou como pré-candidato ao governo de Goiás. Após filiação – ocorrida em 15 de maio – em entrevista coletiva, Júnior Friboi foi questionado pela imprensa sobre um possÃvel embate com o ex-prefeito Iris Rezende(PMDB), que também é cogitado como candidato ao governo do Estado.
Em resposta, Júnior Friboi disse que jamais a situação ocorrerá, já que estão juntos para construir um grande projeto para Goiás e afirmou que visitará todos os municÃpios goianos.
Respondendo sobre o que espera fazer caso seja candidato em 2014, Friboi afirmou: "Estou realmente preocupado em fazer um grande projeto pelo Estado para que possamos entender as dificuldades, para que possamos mudar o Estado e condição de vida do povo. Mudando isso, muda-se Goiás", ressaltou.
Diário da Manha - Go
Voltar