Biografia
Cyro Miranda Gifford Júnior nasceu no dia 04/02/1946, em São José do Rio Preto – São Paulo. É filho de Cyro Miranda Gifford e Aneres Guastella Gifford
Cursou Administração de Empresas na Universidade Mackenzie (SP)
Em 1975, mudou-se para Goiânia, Goiás. É membro do Conselho Nacional dos Distribuidores e conselheiro da Associação Brasileira dos Distribuidores do Setor de Sorvetes, onde exerceu por dois mandatos a Presidência da entidade.
É empresário no ramo de comércio e indústria.
Notabilizou-se como líder classista em Goiás. Militou como representante do Estado em entidades de atuação nacional: foi Vice-Presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil – CACB, Vice-Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Milho – Abimilho, e suplente da representação goiana na Confederação Nacional da Indústria.
Em Goiás, foi primeiro Vice-Presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado (ACIEG), entidade da qual mais tarde se tornaria Presidente. (de 1987 a 1989) Também foi Presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado (FACIEG).
Participou de missões internacionais como representante dos distribuidores de São Paulo e, mais tarde, como integrante da comitiva empresarial de Goiás em missões comerciais a Países como Espanha, Portugal, França, Índia, China, Japão, Coréia, Canadá, Alemanha, Estados Unidos, Argentina e Chile, viabilizando negócios de comércio bilateral com empresários e Governos de diversos países.
Como membro fundador e Presidente da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás – ADIAL teve papel de liderança na formação do fórum empresarial, uma das entidades de maior influência e interação com o Governo de Goiás.
Participou da formulação de importantes conquistas para o setor produtivo em Goiás: a formação das cadeias produtivas; a redução de tributos estaduais para quase 90% dos setores empresariais, isenção de IPVA para veículos novos, o fortalecimento de núcleo de produção industrial, como o DAIA, em Anápolis, e distritos industriais em mais de vinte cidades pólos em Goiás.
Foi indicado pelo fórum empresarial para disputar as eleições de 2006 como candidato a primeiro suplente de senador na chapa de Marconi Perillo. Foi responsável pela articulação da agenda de relações do Senado com o setor produtivo e coordenou as equipes de produção legislativa, editorial e política do gabinete do Senador Goiano em Brasília e em Goiânia.
Em 17 de dezembro de 2010 assumiu o mandato de Senador pelo PSDB/GO, onde atualmente é presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e da Subcomissão Temporária do FGTS. É titular das Comissões de Assuntos Econômicos (CAE), de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) , de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. É também vice-presidente da Comissão Temporária de Prevenção e Combate de Incêndios no Brasil.
Cyro Miranda é casado com Ana Cândida Guelli Gifford, com quem tem dois filhos e três netos.
Voltar