O senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) recebeu em Brasília cerca de 20 prefeitos, primeiras-damas e vice-prefeitos de Tocantins para reunião e debate sobre as necessidades das cidades.
Ataídes iniciou suas palavras afirmando que o Senado Federal tem o dever de atualizar o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), maneira que a União repassa verbas para os municípios brasileiros, cujo percentual, dentre outros fatores, é determinado principalmente pela proporção do número de habitantes estimado anualmente pelo IBGE.
"Os municípios brasileiros dependem dos recursos do FPM para arcar com suas despesas. O governo federal precisa dar mais atenção aos municípios", explica.
O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Almas, Leonardo Cintra, atentou para o descaso que diversas cidades têm recebido do governo federal. "Nós que estamos na outra ponta vemos o descaso com as cidades, que são carentes e dependem de recursos do FPM".
Clayton Rodrigues, prefeito de Nazaré, reclamou da carência de recursos financeiros para custear a saúde do município. "Recebi neste mês apenas R$ 5 mil para manutenção do hospital municipal, é um absurdo! Vamos acabar fechando as portas".
Pronatec
Ataídes lembrou sua batalha pela expansão de cursos gratuitos do Pronatec, em parceria com o Sistema S, para as regiões Norte e Nordeste. "Quando se dá educação não é preciso dar esmolas. Os jovens do Norte e Nordeste precisam de mais cultura, de mais educação e, consequentemente, oportunidades", afirma.
Assistencialismo
Ataídes destacou que, apenas a política assistencialista adotada pelo atual governo, que atende a mais de 50 milhões de brasileiros, consumindo quase R$ 20 bilhões do orçamento da União, não é suficiente para resolver a falta de qualificação do País. "Não adianta dar o peixe se não ensinamos o cidadão a pescar, não é suficiente. É necessário investir duramente na educação", explica.
Presença
Estiveram presentes os prefeitos de Angico, José Otacílio Ferreira; Aparecida do Rio Negro, Deusimar Amorim; Araguacema, Isabella Simas; Araguatins, Lindomar Madalena; Bernardo Sayão, João Neponuceno; Bom Jesus do Tocantins, Rosangela Bezerra; Cachoeirinha, Erisvaldo de Araújo; Fortaleza do Tabocão, Flávio Filho; Goianorte, Luciano de Oliveira; Jaú do Tocantins, Onassys Costa; Monte Santo do Tocantins, Francisco Lima; Palmeirante, Manoel Plinio; Palmeirópolis, Fábio Vaz; Pindorama do Tocantins, Almir Amaral; Pium, Manoel Palma; Riachinho, Fransergio Rocha; São Bento do Tocantins, Claudivan Tavares; São Félix do Tocantins, Marlen Ribeiro; São Salvador do Tocantins, Charles Barbosa; São Valério da Natividade, João Cassoli e Santa Maria do Tocantins, Helen Ruth Souza.