Cortado pela linha do Equador, o estado de Roraima tem o sol sempre presente e as chuvas bem distribuídas durante o ano, viabilizando os ciclos de produção agrícola em consonância a uma nova tendência a ser incorporada nas lavouras, o turismo rural. O estado possui 17% do seu território composto por áreas de savanas, propícias a grandes produtividades.
Roraima tem duas Áreas de Livre Comércio – Bonfim, a 120km da capital, e Boa Vista. São áreas de importação e de exportação que operam em regime fiscal especial. As duas ALC’s – únicas no País com incentivos fiscais na implantação de indústrias que utilizem matéria-prima da Amazônia Ocidental, já se encontram em funcionamento, ampliando ainda mais a tendência para a realização do turismo de negócios.
Roraima tem três tipos de ecossistemas bem distintos, cada um com suas belezas. São os principais roteiros turísticos. A região Norte do estado encanta pela singularidade do Monte Roraima, uma das grandes maravilhas
naturais da Terra e o segundo ponto mais alto do Brasil, e pela grandiosidade da Serra do Tepequém, com suas cachoeiras, trilhas, florestas e vilas remanescentes do garimpo de diamante.
Na região Central, em volta de Boa Vista, as belezas dos campos naturais abertos, também conhecidos por cientistas e pesquisadores como mosaicos Amazônicos, além de praias, parques temáticos, o passeio pelo rio Branco nos reserva uma experiência cultural, mitos e lendas, são adicionais ao roteiro turístico que pode ser contemplado em suas próximas férias, as festas populares também são atrações imperdíveis, que atraem o interesse dos turistas vindos da Venezuela e Guyana.
Na região Sul, floresta tropical, rios caudalosos, animais e plantas endêmicas nos coloca em uma atmosfera singular e cheia de surpresas. Aqui você está numa das maiores riquezas naturais do planeta, com o conforto, a
calma e a comodidade dos hotéis de selva.
(Fonte: Departamento de Turismo de Roraima)
Departamento de Turismo de Roraima
http://www.turismo.rr.gov.br/