>
BrasÃlia (17/04)- O senador Lobão Filho (PMDB/MA) participou nesta quarta-feira de audiência pública na Comissão de Infraestrutura para debater a viabilidade e vantagens da energia eólica. Ele lembrou que o Ministério das Minas e Energia promoveu em 2009 um leilão para contratar energia eólica quando os preços ainda estavam elevados, acima 250 reais o megawatts, o que considerou um ato de coragem.
A iniciativa, segundo Lobão Filho, favoreceu investimentos e ganho de produtividade e, atualmente, no estado do Maranhão é possÃvel contratar energia eólica por 89 reais por megawatts. "Chegamos aos últimos leilões com preços bem abaixo da fase inicial. Uma verdadeira revolução", destacou o senador.
Durante o debate, o senador maranhense citou que poderia ser adotada a mesma polÃtica em relação a oferta de energia solar, que na sua avaliação, continua carÃssima. Segundo a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica(Abeólica), Élbia Melo, a energia solar precisa de iniciativa polÃtica para deslanchar.
Dados- Conforme dados apresentados no debate, no momento, a capacidade instalada em energia eólica é de apenas 2,69 mil megawatts, cerca de 2% da matriz energética. A expectativa é de que, até 2017, sejam 8,8 mil megawatts, chegando a 5% da matriz. De acordo com os expositores, o rápido crescimento deve-se a projetos de novos parques eólicos iniciados em 2009, quando se comprovou a produtividade desse tipo de energia e houve o leilão realizado pelo governo federal.
Além da presidente da Abeólica, Élbia Melo, o debate teve a participação do diretor da RM Soluções em Infraestrutura, Adão Linhares Muniz.