>
BrasÃlia (9/07)- Por iniciativa do presidente da Comissão Mista de Orçamento, senador Lobão Filho (PMDB/MA), pela primeira vez a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) está sendo discutida em seminários regionais realizados nos estados.
Segundo o senador, essa iniciativa inédita visa aproximar as bases estaduais e municipais do processo de elaboração do orçamento público.
Lobão Filho destaca que esses encontros são de fundamental importância para o cidadão entender como ocorre a distribuição dos recursos para os diversos setores da administração pública. 'Os seminários surgem em um bom momento, quando a população está nas ruas cobrando serviços públicos de qualidade. È importante todos terem conhecimento dos investimentos destinados à educação, saúde, saneamento , mobilidade urbana , entre outras demandas urgentes' , diz o senador.
Metodologia- Durante os seminários são realizadas exposições didáticas sobre as regras e as leis para a elaboração do Orçamento Geral da União. De acordo com dispositivos regimentais, além de seguir a LDO , orçamento deve obedecer uma série de normas para garantir que os recursos não sejam desviados, nem aplicados de forma prejudicial à s finanças públicas. Essas normas estão previstas em diversas leis, sendo uma das mais importantes a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que instituiu novas responsabilidades para o administrador público - prefeitos, governadores e presidente da República- com relação aos orçamentos da União, Estados e MunicÃpios. Dentro da Lei Orçamentária, existem despesas consideradas obrigatórias (pagamento de pessoal, juros e dÃvidas) e outras que dependem da vontade do governo, sendo de natureza discricionária (custeio, investimento e inversões financeiras.
Esclarece ainda que tudo que é aprovado na LDO é considerado para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) - o orçamento propriamente dito- que finaliza a realização do orçamento. A LOA é que revela a origem, o montante e o destino dos recursos a serem gastos no paÃs.
O primeiro seminário regional foi realizada mês passado em Fortaleza e reuniu membros da comissão, parlamentares da bancada cearense, polÃticos locais e representantes da sociedade civil. Ontem (4/07) o encontro foi realizado em Palmas (TO) e nesta sexta-feira, acontece o último encontro desta face em Uberlândia (MG). A previsão é que seja realizado no segundo semestre seminário no Maranhão para discutir a Lei Orçamentária Anual.
Relatório Preliminar- A votação do relatório preliminar do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) de 2014 está prevista esta terça-feira (9/07). Só após a aprovação da versão preliminar do projeto da LDO será possÃvel abrir prazo para emendas. O relatório final precisa ser aprovado pelo Congresso até 17 de julho para que o recesso parlamentar não seja canelado.