João Vicente Claudino diz que desburocratização pode acelerar crescimento da economia
30/07/2013

Em discurso na noite desta terça-feira (16/07), o senador João Vicente Claudino (PTB-PI) defendeu a desburocratização como um dos meios para acelerar o crescimento da economia brasileira.

- A burocracia é uma realidade nacional, sustentada na cultura e na educação do povo e está inserida em todos os setores, sejam públicos ou privados. O excesso de obrigações acessórias impõe sobrecarga de tarefas, eleva custos, compromete a produtividade e segura o país no andar debaixo da competitividade – disse.

De acordo com o intelectual, jurista e economista alemão Max Weber, disse o senador, a burocracia seria uma forma de organização que se baseia na racionalidade, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível nesse processo. Entretanto, na interpretação de João Vicente Claudino, a burocracia como a organização eficiente proposta por Weber não está presente no mundo atual.

- 'Burocracia' tem, no nosso dia a dia, um sentido pejorativo: chamamos de burocracia o exagero de normas e regulamentos, a ineficiência administrativa, o desperdício de recursos – disse.

Para o senador, a burocracia atualmente tornou-se um entrave para o crescimento do país. No meio empresarial, segundo João Vicente, é consenso que a burocracia é um dos principais obstáculos para o empreendedorismo.
Estudo recente com 26 mil executivos de 90 países, comentou o parlamentar, mostrou que 93% dos empresários brasileiros acreditam que o excesso de burocracia é o principal motivo para o "crescimento inexpressivo" da economia brasileira. A falta de apoio do governo foi citada como segundo grande obstáculo (76%) pelos brasileiros e a dificuldade para conseguir crédito aparece em terceiro lugar na lista (75%), informou João Vicente.


Agência Senado
Ala Senador Teotônio Vilela, gab. 06 Tel.: (61) 3303-2415 / 4847 / 3055 Fax: (61) 3303-2967
Escritório de apoio: Rua Napoleão Lima, 1530, Bairro: Jockey Clube, Teresina-PI. CEP: 64049-220