
O secretário executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia, Luiz Elias, confirmou em reunião na tarde desta quinta-feira (09) que a Universidade Federal do Pará (UFPA) vai abrir um núcleo do Centro Brasileiro de Pesquisas FÃsicas (CBPF), órgão responsável por articular, promover e incentivar estudos nessa área.
A confirmação ocorreu durante reunião no MCT, que contou ainda com participação do reitor da UFPA, Carlos Maneschy, do fÃsico LuÃs Crispino, do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e do diretor nacional do CBPF, Lázaro Freire.
Durante o encontro, ficou acertado que serão articulados os setore jurÃdicos da UFPA, MCT E CBPF para avançar no tratamento dos detalhes para a oficialização da instalação do núcleo em Belém. O projeto, disse Luiz Elias, deve ter "musculatura para que essa área possa crescer e se desenvolver futuramente", disse o secretário. Luiz Elias disse ainda que a efetivação do núcleo em Belém é uma "determinação direta do Ministro Marco Antonio Raupp" e que em 60 dias deverá ser finalizado os termos da instalção da CBPF, órgão vinculado ao MCT, em Belém.
Ainda de acordo com o senador paraense, a instalação do Núcleo de FÃsica no Estado irá ajudar a formar mais profissionais na área, melhorando, inclusive, o atendimento em saúde no Pará. "Para você credenciar os serviços de atendimento médico de alta e média complexidade no Ministério da Saúde, é exigido que sejam credenciados também profissionais de FÃsica. Mas existe uma carência nessa área. Por isso, é importante que tenha uma ampliação da formação de profissionais em FÃsica também para essa finalidade. Peço, então, que essa iniciativa tenha o apoio e a concordância do Ministério, até porque já temos Doutorado em FÃsica na UFPA e basta ampliar isso, o que certamente irá ocorrer com o CBPF no Pará e na Amazônia", argumentou Flexa Ribeiro.