Conheça o Pará

O Pará é uma das 27 unidades federativas do Brasil. É o segundo maior estado do país com uma extensão de 1.247.689,515 km², dividido em 144 municípios.

O estado é o mais populoso da região norte, contando com uma população de 7.321.493 habitantes. Sua capital, Belém, reúne em sua região metropolitana cerca de 2,1 milhões habitantes, sendo a maior população metropolitana da região Norte.

Economia
A economia se baseia no extrativismo mineral (ferro, bauxita, manganês, calcário, ouro, estanho) e vegetal (madeira), na agricultura, na pecuária e nas criações, na indústria e no turismo.

A mineração é atividade preponderante na região sudeste do estado, sendo Parauapebas a principal cidade que a isso se dedica. As atividades agrícolas são mais intensas na região nordeste do estado, onde destaca-se o município de Castanhal; a agricultura também se faz presente, desde a década de 1960, ao longo da malfadada Rodovia Transamazônica (BR-230).

O Pará é o maior produtor de pimenta do reino do Brasil e está entre os primeiros na produção de coco da Bahia e banana. São Félix do Xingu é o município com maior produção de banana do país. A pecuária é mais presente no sudeste do estado, que possui um rebanho calculado em mais de 14 milhões de cabeças de bovinos.

A indústria do estado concentra-se mais na região metropolitana de Belém, com os distritos industriais de Icoaraci e Ananindeua, e também vem se consolidando em municípios como Barcarena e Marabá através de investimentos na vesticalização dos minérios extraídos, como bauxita e ferro, que ao serem beneficiados, agregam valor ao se transformarem em alumínio e aço no próprio Estado. Pela característica natural da região, destacam-se também como fortes ramos da economia as indústrias madeireira e moveleira, tendo um polo moveleiro instalado no município de Paragominas.

O extrativismo mineral vem desenvolvendo uma indústria metalúrgica cada vez mais significativa. No município de Barcarena é beneficiada boa parte da bauxita extraída no município de Parauapebas e mais recentemente na região do Tapajós em Oriximiná. No momento Barcarena é um grande produtor de alumínio, e sedia uma das maiores fábricas desse produto no mundo, boa parte dele é exportado o que contribui para o município abrigar também a principal atividade portuária do Pará, no distrito de Vila do Conde.

Culinária paraense

A Culinária paraense possui grande influência indígena. Os elementos encontrados na região, formam a base de seus pratos, o que deixa qualquer amante dda boa cozinha maravilhado com tanta cor, sabor e cheiros.
Alguns dos pratos típicos do Pará são o Caruru Paraense, Pato no tucupi, Tacacá, Maniçoba, Pirarucu, Pupunha, Sopa de aviú e as frutas como Açaí, Bacuri, Cupuaçu, Graviola, Pupunha, Taperebá, Muruci, Piquiá, Tucumã, Bacaba, entre outras.

Turismo

Belém/Costa Atlântica
Uma região voltada basicamente para o turismo de negócios, lazer e cultura. Abrange a cidade de Belém e municípios da região do Salgado, como Salinópolis, Bragança e Marapanim, banhados pelo oceano Atlântico. No caso de Belém, o turista vai encontrar museus, teatros, bosques e praias de rio com ondas, como as de Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro. Conheça os principais pontos turísticos de Belém.

Tapajós
No pólo natural do Tapajós, há o encontro das águas do rio Amazonas e do rio Tapajós em frente a cidade de Santarém. També é no município que fica a bela praia de Altar do Chão, considerada uma das praias mais bonitas do Brasil.

A região também oferece a possibilidade do turismo de aventura com belas cachoeiras e formações rochosas localizados próximo a cidade de Itaituba , que permitem a prática de esportes radicais como rapel e escalada , fora a exuberante fauna e flora.

Araguaia-Tocantins
Também voltado para o turismo de aventura, este pólo concentra atrações como o torneio de pesca, que acontece anualmente no lago da usina de Tucuruí e praias fluviais, que só estão disponíveis ao público no verão amazônico.

Marajó
O Marajó é o pólo turístico paraense em que o turismo ecológico está melhor desenvolvido. Na maior ilha fluvial do mundo, localizada na foz do rio Amazonas, as atrações vão desde a pororoca até a culinária. As praias do Marajó são recantos visitados não só por turistas paraenses. A região é constantemente visitada por estrangeiros e já foi tema de diversas reportagens para a televisão européia.

Xingu
Pela divisão que instituiu os pólos turísticos paraenses, esta microregião é representada pelo município de Altamira, conhecido como o maior do mundo em termos de extensão. O município é dono de belas praias e de uma riqueza cultural muito bem preservada pelos descendentes de índios e portugueses da região. O rio que dá nome ao pólo é um dos principais corredores de pesca esportiva do Estado. A paisagem da região é completada por cachoeiras, corredeiras e praias de água doce.

Música do Pará
A Música paraense recepciona diversas influências através dos séculos. No século XX pode-se perceber um delineamento de suas características e de sua peculiaridade.
Alguns dos Ritmos regionais são: Brega, Boi-bumba, Carimbo, Cumbia, Forró, Guitarrada, Lambada, Lundu, Marujada, Síria e o Zouk, entre outros.

Fonte: Wikipedia.com.br

LINKS IMPORTANTES
Governo do Pará – www.pa.gov.br

Paratur – www.paratur.pa.gov.br

 

Redes Sociais
Links
 
Trabalhe com o senador
Mande sua sugestão para futuras ações no mandato de Flexa
Nome

Email

Sugestões



Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Ala Senador Alexandre Costa
Email: flexaribeiro@senador.gov.br - Telefone: (61) 3303 2342