O Senado Federal realiza, em parceria com a Câmara dos Deputados, um programa de visitas guiadas ao Palácio do Congresso Nacional.
As visitas acontecem todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h, sem interrupções, com saídas de grupos a cada 30 minutos, a partir do Salão Negro.
Veja matéria sobre o Visite o Congresso feita pela TV Senado:
A entrada é feita pela rampa, na frente do Palácio que fica voltada para a Esplanada dos Ministérios.
Os grupos são conduzidos por uma equipe de monitores das duas Casas legislativas e percorrem um roteiro que mostra os pontos principais do Congresso. Durante o percurso são abordados temas como a arquitetura do Palácio, a história, o papel, a estrutura e o funcionamento do Legislativo no Brasil.
Para visitantes individuais ou pequenos grupos não é necessário agendamento prévio. Chegando ao Salão Negro, basta esperar o início da próxima visita guiada.

As visitas são gratuitas. Apenas em casos excepcionais, por motivos de força maior, o acesso a ambas ou a uma das Instituições é momentaneamente suspenso, reiniciando-se as visitas assim que possível.
Nos dias em que há trabalho parlamentar nas Casas, os Regimentos Internos não permitem a entrada de visitantes trajando shorts, bermudas, calças "Capri" ou "Corsário", camisetas sem mangas ou chinelos. Estas restrições não se aplicam a crianças menores de doze anos.
É possível também registrar sugestões, opiniões e encaminhar dúvidas ao Senado Federal ligando gratuitamente para o número de telefone da Central de Relacionamento com o Cidadão – Alô Senado: 0800-612211. A Câmara dos Deputados dispõe de atendimento semelhante pelo Disque Câmara: 0800-619619.
Para mais informações, envie mensagem visite@senado.gov.br ou ligue (61) 3303-4671 e 3303-1581, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, informações pelo telefone (61) 3216-1768, das 9h30 às 17h.