VIVEIRO
O Viveiro do Senado Federal é uma iniciativa do Senado Verde que tem como objetivo principal a propagação de mudas ornamentais para uso nas áreas ajardinadas do complexo.
Iniciou as atividades em fevereiro de 2012 e hoje tem capacidade de produção de árvores a partir de sementes, arbustos por estaquia, forrações e flores por sementes na estufa.
Outra importante contribuição do Viveiro com a prática de propagação de espécies vegetais é a redução das emissões de carbono do Senado Federal.
O Projeto do Viveiro foi idealizado de forma totalmente sustentável e conta com sistema de aproveitamento da água da chuva, tratamento do esgoto, geração de energia fotovoltaica, aquecimento solar, utilização de materiais de baixo impacto ambiental e de reuso, além de uma concepção bioclimática de arquitetura que prioriza a climatização natural através da ventilação e iluminação dos ambientes.
COMPOSTAGEM
O Senado Federal conta hoje com duas grandes composteiras que são capazes de tratar todo o resÃduo orgânico (restos de jardinagem, restos de alimentos dos restaurantes e borra de café) produzido em seu complexo.
VERMICOMPOSTAGEM
Foi iniciada no Viveiro uma criação de minhocas para a produção de húmus utilizando como alimento o composto produzido pelas composteiras. O húmus de minhoca é um excelente adubo orgânico que supre as plantas com macro e micro nutrientes necessários à saúde e ao crescimento vegetal.
MÃdia: Portal de NotÃcia.