

Criado em 2007, o Senado Verde tem como principal objetivo introduzir a gestão ambiental nas rotinas administrativas do Senado. O programa busca soluções para amenizar os impactos gerados ao meio ambiente nas atividades do Senado.
Com o apoio da Mesa Diretora, a meta é unir diferentes setores da Casa para que, juntos, possamos fortalecer o ideal de consumo consciente dos recursos. Água, papel, energia, plástico, combustível, com mudanças simples é posssivel dar grandes passos na direção de um meio ambiente mais equilibrado e com menos desperdicios.
Além da preocupação em minimizar os danos à natureza, também queremos propor medidas que tragam economia para a casa, resultados que buscamos principalmente, através do uso racional de recursos e matérias primas.
O éxito do programa depende da participação de todos: senadores, servidores e funcionários terceirizados. Por meio de práticas como a reciclagem e o reaproveitamento de materiais, o Senado Verde quer propor novas iniciativas, mas também aproveitar a experiência de outros orgãos na busca por soluções ambientalmente corretas. É por isso, que somos parceiros do Ecocâmara e do TCU sustentável.
Em fase de implantação, o programa é um compromissso do Senado Federal com a busca pelo desenvolvimento sustentável e o respeito ao meio ambiente. uma busca reconhecida na lei maior do país, a Constituição de 1988, que assegura aos brasileiros, o equilibrio do meio ambiente, um bem a que todos temos direito.